QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA TORÁ?
A palavra "Torá" significa "instrução", "doutrina" e "ensino". Quando o ETERNO entregou ela para Moisés, ele disse explicitamente que eram "instruções" (cf.Êxodo 24:12). Infelizmente, quando essa palavra foi traduzida para outros idiomas, este significado acabou sendo ocultado e ficou conhecido apenas como "Lei".
Ao longo dos anos, os teólogos cristãos começaram a dizer que a Torá foi abolida, substituída, que caducou, que deixou de ser aplicável porque ela era maldita. Já que era maldita, o Messias nos libertou dessa maldição ao nos afastar dela, dizem eles. Não obstante, todas essas declarações são falsas, pois Yeshua jamais se posicionou como alguém que é inimigo da Torá. Ele próprio afirmou que não veio para destruir (ou: abolir) a lei e sim "cumprir" (cf Mateus 5: 17). Ao consultar o dicionário bíblico Strong, veremos que a palavra traduzida como "cumprir" (gr: pleroo) pode significar "preencher até o máximo", "fazer abundar". Ou seja, Yeshua não veio para destruir a Torá e sim elevar até o máximo o conhecimento sobre ela.
E mais: O apóstolo Paulo disse que só existe um mediador celestial, que é o Messias. E ele mesmo ensinou que Moisés recebeu o conhecimento da Torá através do Mediador (cf. Gálatas 3:19), o qual já sabemos ser o Messias. Isso significa que, se foi o Messias que ensinou a Torá para Moisés, de modo algum podemos pensar que a Torá é um instrumento de maldição para os que são obedientes. A Torá ensinada por Moisés é a mesma ensinada por Yeshua, vice-versa!
Sabemos que a Torá foi escrita pelo próprio dedo do ETERNO. Significa que ela é a Escritura Sagrada!! É tão sagrada que os escritores bíblicos fizeram questão de dizer que ela é a Palavra de D'us, portanto, ela é a verdade em todos os sentidos que se possa imaginar (cf.Salmos 119: 142,151). Isso mesmo, a Torá é a palavra de D'us! Cada um dos mandamentos nos ensinam a caminhar em retidão. E esses mandamentos foram entregues a Moisés, para que ele pudesse ensinar as pessoas.
Porém, com o passar do tempo o povo de Israel sofreu muitas perseguições e a essência de como se devia praticar os mandamentos da Torá foi se ocultando aos poucos. Muitos estavam tentando resgatar a verdadeira forma de como se devia praticar os mandamentos, foi até em razão disso que surgiram duas escolas farisaicas antes do nascimento de Yeshua. Essas duas escolas viviam em constantes debates sobre qual seria a verdadeira forma de praticar os mandamentos da Torá.
Durante constantes debates entre essas escolas, chega a época em que Yeshua começa a sua pregação no meio desse cenário. Ele começa a filtrar de entre as duas escolas quais eram as verdadeiras formas de interpretar a Torá. Assim, em alguns momentos ele concordava com uma das escolas escolas enquanto discordava da outra, vice-versa. É por isso que sempre lemos que Yeshua travou debates contra os fariseus! Não era porque Yeshua queria destruir a Torá e sim porque ele queria mostrar a todos como se devia praticar os mandamentos corretamente!
Queridos leitores, se hoje defendemos a Torá é porque Yeshua nos ensinou a fazer isso. Ele nos ensinou como devemos praticar os mandamentos de forma adequada. Se hoje podemos praticar os mandamentos de forma correta, devemos todos os méritos ao nosso querido Mestre.
0 Comentários
Deixe o seu comentário