Por: Cleiton Gomes
Diversas pessoas costumam dizer que "praticar os mandamentos da Torá é o mesmo que negar tudo que Yeshua fez por nós, anulando a graça". Todavia, este pensamento está absolutamente equivocado, bastando conferir o ensinamento do apóstolo João. Este apóstolo afirmou que "pecado" significa violar os mandamentos divinos (I João 3:4). Assim, façamos o seguinte raciocínio:
1) O pecado é violar os mandamentos da Torá (1 João 3:4);
2) Santidade é o oposto do pecado;
3) Logo: a santidade é praticar os mandamentos divinos.
Sabemos que Yeshua veio para nos ensinar a praticar a santidade, ou seja, veio para ensinar a praticar os mandamentos divinos para não continuarmos a praticar pecado. De fato, a profecia messiânica ensina que o Messias deve ser professor da Torá e não inimigo dela (Ezequiel 37:24). Logo, Yeshua não pode ser inimigo da Torá, caso contrário ele não poderia ser o Messias redentor.
Yeshua não pode nos levar para distante da Torá, pois ele era profeta (João 7:40 combinado com Deut. 18: 18-19). Se ele nos levou para distante da Torá, então conforme declarou o ETERNO, todo aquele que nos levar para distante da Torá é filho do maligno e não devemos dar ouvidos às suas palavras. Nesse caso, Yeshua seria apenas um falso profeta (Deut. 13:1-5).
A verdade é que o Mestre nunca foi inimigo da Torá como propagam os néscios. É por isso, que ao continuarmos a leitora da epístola de João, veremos que ele declarou que todos aqueles que rejeitam a Torá não são amigos de Yeshua e nem são considerados filhos de D'us e sim filho do maligno, confira:
"Qualquer que pratica o pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei. E bem sabeis que ele [Yeshua] se manifestou para tirar os nossos pecados [perdoar as nossas transgressões]; e nele não há pecado [ele não é transgressor da lei divina].
Qualquer que permanece nele [em Yeshua] não pratica o pecado [não viola os mandamentos divinos]; qualquer que permanece em pecado [desobedecendo a Torá] não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem pratica o pecado é do diabo [quem transgride os mandamentos da Torá é filho do maligno]; porque o diabo peca desde o princípio [o Diabo é inimigo da Torá]. Para isto o Filho de D'us se manifestou: Para desfazer as obras do diabo [desde o jardim do Edén que o Diabo busca meios para fazer as pessoas serem desobedientes ao ETERNO].
Qualquer que é nascido de D'us não permanece em pecado [não permanece violando os mandamentos sagrados]; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de D'us. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo..." (1 João 3:4-10).
Com as notas explicativas em parênteses fica mais simples compreender as palavras do apóstolo. Veja que todos os filhos de D'us, nascidos do Espírito, não podem viver violando os mandamentos da Torá habitualmente. Em suma, ao praticar os mandamentos estamos reconhecendo o trabalho de Yeshua, já que umas das funções dele era ser professor da Torá, ensinando as pessoas a correta observância. Por isso, ele mesmo declarou que todos aqueles que aprenderem a praticar os mandamentos e ensinar aos seus semelhantes, serão chamados grandes no reino de D'us (Mateus 5:19).
Seja iluminado!!!
0 Comentários
Deixe o seu comentário