Tito 3:9 explicado

Por: Cleiton Gomes 


Façamos a leitura de uma declaração feita pelo apóstolo Paulo, pois, alguns críticos fazem uso dessa passagem bíblica para dizer que "todos que praticam e ensinam os mandamentos da Torá, são tolos praticando um assunto que é inútil". Eis o texto bíblico:


"Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs" (Tito 3:9). 


Explicando. O contexto mostra que Paulo estava falando de pessoas que praticavam pecados voluntários pelo fato de já estarem com as mentes fechadas para aprender a verdade, sendo arrogantes e/ou soberbas. Assim, Tito, deveria aprender a ter temperança, equilíbrio, mansidão, para saber lidar com este tipo de gente (versículos 10 e 11). Este discípulo deveria aprender a não perder tempo discutindo assuntos importantes com pessoas tolas, que estavam decididas a não aprender nada. Afinal, a própria Escritura declara que as pessoas arrogantes que pecam deliberadamente já estão condenadas (Hebreus 10:26-27 combinado com Números 15:30-31). 


As pessoas arrogantes estão sabotadas pelo egoísmo e, se sentem na necessidade de tentar serem melhores que os outros, dando de ombros e fazendo deboches da outra pessoa ainda que esta última esteja falando a verdade. Por isso, Tito foi aconselhado a não perder tempo debatendo com essa categoria de pessoas, mas, em vez disso, deveria se concentrar em permanecer com sua sanidade mental ao se envolver na prática de boas obras (Tito 3:14). Ele deveria lançar a semente da verdade apenas em terras que tinha a certeza que daria frutos. Caso a terra fosse infrutífera, não adiantaria gastar as sementes. 


Em suma, o leitor honesto consegue perceber que o apóstolo Paulo não estava desprezando o ensino da Torá. Afinal, foi ele mesmo que disse que o seu EU espiritual estava em total acordo com a Torá, declarando que ela é santa, justa e boa (Romanos 7:12,22). Ele mesmo declarou não ser inimigo dela (Atos 24:13-14).


Seja iluminado!!! 






Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários