Yeshua cumpriu a Torá: o que isso significa?

 


Por: Cleiton Gomes 



Existem textos bíblicos dizendo que Yeshua veio para "cumprir a lei" (Mateus 5:17; Lucas 24: 44), e estes episódios estão sendo usados para fundamentar o pensamento de que não devemos praticar nenhum dos mandamentos existentes na lei, pois, Yeshua já cumpriu ela toda por nós. Façamos a leitura de um dos textos:


"... São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." (Lucas 24:44) 


Explicando. Lucas escreveu que o Messias veio para cumprir tudo que dele estava escrito, isto é, ele veio para dar cumprimento às profecias messiânicas. Somente o verdadeiro Messias conseguiria concretizar as profecias, então, de fato, somente Yeshua e mais ninguém conseguia concretizar as profecias. É isso mesmo, leitor, o texto não está dizendo que Yeshua praticou os mandamentos da Torá para que no futuro ninguém mais tivesse que praticá-los. Quem pensa que Yeshua tornou inútil a obediência aos mandamentos está bastante enganado. 


É imperioso fazer a leitura de Mateus 5:17, confira:


"Não penseis que vim abolir a lei ou os Profetas; não vim para abolir, vim para cumprir." (Mateus 5:17)


Esclarecendo. A expressão “cumprir” neste texto não tem o sentido de "tornar inútil", "abolir", "anular", "destruir". Afinal, o próprio Yeshua está dizendo que ele não veio para abolir a Torá! Na verdade, a expressão "cumprir a Torá" tem dois significados. O primeiro se encontra no verbete grego: πληροω (pleroo), que significa  "tornar plena", "completar", "fazer abundar" (Strong: G4134). Disso resulta que o Messias veio para fazer abundar o conhecimento sobre como praticar os mandamentos corretamente.


O segundo significado é simples. A expressão cumprir, neste texto, é uma palavra idiomática e seu entendimento correto é: "praticar e ensinar as pessoas a como praticar adequadamente os mandamentos da Torá". Os rabinos da época de Yeshua usavam essa expressão para descrever uma pessoa de bom caráter, que vivia adequadamente praticando e ensinando os mandamentos da Torá. Por outro lado, quando diziam que alguém veio para "abolir a Torá", estavam afirmando que este alguém não praticava os mandamentos da Torá corretamente, portanto, era incapaz de ensiná-la para seus semelhantes. Esta lição é extraída do artigo publicado pelo rabino James Scott Trimm (nome do artigo: What do you Mean...Yeshua "Fulfilled the Law"?) 


Assim, podemos entender com bastante clareza que Yeshua veio para que o conhecimento sobre a Torá se tornasse abundante na terra. O próprio Mestre ensinou que aquele que praticasse os mandamentos da Torá de forma adequada, e ensinasse ao seu semelhante fazer o mesmo, o tal seria considerado grande no reino vindouro (Mateus 5: 19). E, do contrário como muitos pensam, Yeshua não veio para destruir a Torá, pois, ele mesmo afirmou ser mais fácil os céus e à terra desaparecerem do que a menor letra da Torá ser destruída (Lucas 16: 17). Yeshua amava tanto a Torá que seus ensinos estavam todos fundamentados nela. Ele definitivamente é o intérprete da torá descrito em Ezequiel 37: 24. Isso mesmo, as profecias dizem que o Messias deve ser professor da Torá! 



Seja iluminado!!! 











Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários