Entendendo a visão de Pedro

 Por: Cleiton Gomes 


Tudo que será dito está escrito no livro de Atos dos Apóstolos, capítulos 10 e 11.


O apóstolo Pedro recebeu uma visão celestial onde vários animais, puros e imundos, estavam no mesmo lençol. Em seguida uma voz lhe disse para matar e comer os animais. A visão apareceu três vezes e, em todas as ocasiões, foi dito que ele deveria matar e comer os animais. Isto lhe deixou muito curioso e, de repente, pessoas chegaram até a casa onde ele estava à sua procura. 


Os homens disseram que o seu chefe solicitou a presença de Pedro na casa dele. E, o apóstolo, vendo que aqueles homens eram gentios ("não-judeus"), solicitou que outros israelitas o acompanhassem até a casa daquele chefe, de nome Cornélio. Com bastante receio, Pedro declarou que não era lícito um judeu ficar na presença de gentios. Mesmo assim, prosseguiram até a casa deste homem, porque ele já havia compreendido o sentido daquela visão. Ao chegar no local, Pedro lhes anunciou as boas novas sobre o reino de D'us, de maneira que o ETERNO fez cair sobre aqueles homens a presença divina, e todos os israelitas ali presentes ficaram maravilhados. 


Alguns israelitas, no entanto, ficaram sem entender o que aconteceu naquele momento. Por isso, mais tarde, Pedro lhes explicou que o ETERNO havia revelado que as boas novas também deveriam ser pregadas aos não-judeus, porque o Santíssimo não faz acepção de pessoas em função da sua árvore genealógica. Este é o verdadeiro sentido da visão de Pedro, o que passar disso é mera coincidência. 


Os animais puros e imundos, sendo duas coisas diferentes, estavam em plena harmonia no mesmo lugar. O ETERNO estava mostrando a Pedro que o judeu pode ter comunhão com o gentio, desde que este último seja um homem de coração aberto para  a verdade. Além disso, veja que o texto fala que três homens gentios foram à procura de Pedro. Em seguida é dito que Pedro recebeu a visão três vezes. Além disso, usar a figura de animais para representar seres humanos é algo, digamos, comum na história bíblica. Pois, no livro de Daniel vemos o ETERNO comparando nações a animais selvagens (Daniel 7: 2-17). Veja como tudo está conectado. 



Seja iluminado!!!







Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários