O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo?

 Por: Cleiton Gomes 


Texto bíblico inicial:


"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens." (Mateus 12:31)


Muitas pessoas fizeram coisas muito ruins durante a sua mocidade, tudo antes de se tornar um discípulo de Yeshua e fazer parte da sua comunidade espiritual. Quando os novatos na fé leem o texto em questão, começam a ficar apavorados e logo pensam que os erros do seu passado podem ter custado o seu direito de vida eterna. Em outras palavras, os novatos na fé pensam que já blasfemaram contra O Espírito Santo em algum momento de sua vida e que agora não tem mais direito de vida eterna ao lado de Yeshua. 


Para a alegria de muitos, fico feliz em compartilhar a notícia de que qualquer pecado cometido quando não se tem noção das coisas espirituais, é um pecado de ignorância que pode ter perdão. E mesmo que já se tenha uma boa noção das coisas espirituais, se cometer blasfêmia por um breve deslize, mesmo assim ainda é possível obter o perdão de pecado se caso haja uma verdadeira conversão. Ora, sabemos que Paulo perseguia e ordenava a morte de muitos dos que diziam ser discípulos de Yeshua, e sabemos que ele tinha uma noção boa sobre o ensino da sagrada escritura. Ele era bastante conhecedor das Escrituras. Quando ele também passou a crer em Yeshua, declarou que havia cometido uma espécie de blasfêmia. E é da sabença dos leitores que Paulo foi escolhido por Yeshua e teve seus pecados perdoados:


"A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade." (1ª Timóteo 1:13). 


Afinal, o que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? Será que a blasfêmia é atribuir ao diabo uma obra que somente o ETERNO é capaz de realizar? Será que é cometer um assassinato, um estupro, um roubo? Será que não é permitido argumentar sobre falsos milagres que aparecem nas televisões, pois, se isso for feito estaremos blasfemando contra o Espírito Santo ao questionar aquela ação? Muitas questões podem ser levantadas e isso causa agonia na mente daqueles que querem servir ao ETERNO de forma genuína. 


Vamos direto ao ponto. Estou inclinado a acreditar que a blasfêmia contra o Espírito Santo não é um pecado cometido uma única vez na vida, não é um pecado único, e também não é um pecado cometido em extrema ignorância (total desconhecimento das coisas espirituais). Na verdade, a blasfêmia contra o Espírito Santo é um conjunto de pecados que são cometidos voluntariamente ao longo da vida daqueles que deram as costas para D'us. 


O pecado contra o Espírito Santo só pode ser cometido por ex-crentes, pois, eles foram iluminados, testemunharam várias obras e maravilhas feitas por D'us, mas com o passar do tempo permitiram que seu coração se enchesse de incredulidade. São pessoas que abandonaram a fé e em seus corações surgiu uma parede de incredulidade tão grande ao ponto de eles não se verem na necessidade de arrependimento. Eles não são mais suscetíveis ao arrependimento e suas mentes não veem mais o pecado como pecado. E como o perdão só vem através do arrependimento (cf. Atos 3:19), fica óbvio declarar que não irão receber o perdão de pecados todos aqueles que abandonaram a fé para sempre. 


Então, guarde isso em sua memória: o pecado contra o Espírito Santo consiste em uma rejeição contínua à obra divina


Sabe porque Yeshua apontou um possível início dessa blasfêmia sem perdão àqueles mestres da lei? Foi porque eles já serviam a D'us, tinham algum conhecimento das profecias bíblicas, mas aos poucos a incredulidade estava tomando conta de seus corações por causa da inveja que tinham do mestre de nazaré. Isso os deixou cegos espiritualmente e emocionalmente. Aos poucos eles começaram a negar as obras que Yeshua realizava, mesmo sabendo que eram obras que eram apontadas pelas profecias bíblicas, obras que somente o Messias verdadeiro seria capaz de realizar. 


Ao duvidar das obras que Yeshua realizava, eles estavam duvidando das palavras que o ETERNO havia dito à muito tempo pela boca dos profetas. Ao duvidar do cumprimento das profecias no ministério de Yeshua, eles estavam chamando o ETERNO de mentiroso. Eis o perigo na intenção daqueles homens. É por isso que Yeshua os alertou sobre esse pecado. Perceba que Yeshua não disse que eles perderam o direito de vida eterna, na verdade, ele os alertou de antemão sobre o resultado final da intenção deles. Ele insinuou que eles estavam caminhando para a morte eterna, e que precisavam mudar de atitude o mais rápido possível. 


Insta repetir: o pecado contra o Espírito Santo é uma rejeição contínua à obra divina. Uma rejeição que o afasta de uma verdadeira intimidade com o ETERNO, permitindo que a incredulidade tome conta do seu coração totalmente. Caso a pessoa pratique pecados e não se veja mais na necessidade de pedir perdão, o tal será condenado. Eis o que disse o autor aos Hebreus:


Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de D'us e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento...” (Hebreus 6:4-6). 


Assim sendo, querido leitor, se um dia você praticou adultério, assassinou alguém, roubou, entre outras coisas ruins, é permissível te dizer que ainda há esperança para você. Mas para isso você deve deixar de praticar tais pecados e passar a buscar um verdadeiro arrependimento, um que traga conversão, para que você tenha um verdadeiro relacionamento com o Criador, e que a luz dele brilhe em sua vida. Você pode ser luz para o mundo! É hora de clamar ao ETERNO da mesma forma como disse o salmista:


"Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR." (Salmos 25:7). 




Seja iluminado!!! 



Caso você queira argumentar sobre esse texto, deixe seu comentário logo abaixo








Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Blasfêmia contra o Espírito de JESUS CRISTO É O PECADO QUE A PESSOA NÃO SE ARREPENDE MAIS PQ O ESPIRITO CRISTO NÃO ABITA MAIS NESSA PESSOA.
    Pedro fala sobre o pecado que é para a morte que ele aconselha a igreja que nem é para ora mais pela pessoa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo (a). Seu comentário é uma adição daquilo que aqui foi escrito, pois, se uma pessoa abandonou a fé e passou a rejeitá-la continuamente, significa dizer que o Espírito do Messias não habita em tal pessoa.

      Abraço!

      Excluir

Deixe o seu comentário