Revelando a Torá em Efésios 6

Por: Cleiton Gomes 


Façamos a leitura do trecho bíblico:


"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar." (Efésios 6:10-20). 


Os equipamentos de proteção espiritual listados por Paulo, são: 


(1) Cinto da verdade; 

(2) Couraça da justiça; 

(3) Calçados da paz; 

(4) Escudo da fé; 

(5) Capacete da Salvação; 

(6) Espada do Espírito.

 

Devemos nos revestir desse equipamento de batalha espiritual, também chamado "armas da luz" (Rom. 13:12), e, uma vez revestidos por ela, sempre caminharemos na luz e não nas trevas (2 Cor.6:14-16); além de serem considerados filhos do Grande Ser de Luz (Ef.5:8; 1 Jo.1:5,12). 


Estes itens apontam e descrevem aquilo que a Torá é. Por exemplo, sabemos que todos os mandamentos da Torá são a verdade que produzem a justiça divina no mundo (Salmo 119: 142, 151). Além disso, todos os que praticam os mandamentos da Torá andam em um bom caminho e encontram descanso para a alma, isto é, encontram a paz (Jer. 2:20; 6:16,19; Mat. 11:28-30), pois a Torá é o caminho de luz (Prov. 6:23; Sl. 119:105). E foi devido à fé e obediência aos mandamentos do ETERNO que Abraão foi protegido durante a sua longa jornada (Heb. 11:8; Gên. 26:5; Tg. 2:14-22); de fato, o ETERNO protege e cuida daqueles que praticam as suas instruções, vede Israel quando esteve no Egito durante as pragas, foram protegidos por conta da obediência. De fato, o ETERNO põe debaixo da sua misericórdia ("graça") todos os que são obedientes (Deut. 5:10; 28:1-13).


Cabe destacar que os rebeldes estão rejeitando a salvação e a vida eterna (Sl.119: 155; Mat. 19:17). Por fim, vale revelar que a Torá é a própria Palavra de D'us como afirmou o salmista, descrevendo que os obedientes são libertos (Sl.119:44-45; 160); e assim concluímos que a Torá é a espada do Espírito. De fato, o próprio Espírito ministra o conhecimento da Torá em nossos corações quando decidimos seguir os passos de Yeshua (Ezequiel 11:19-20; 36:26-27), e quem não é obediente não pode se considerar "discípulo de Yeshua", quanto mais "filho de D'us" (1 Jo. 3:4-10).


A verdade é que todos os equipamentos da armadura de luz não são  comparados com as armaduras dos soldados romanos do tempo de Yeshua como muitos tem feito parecer. Na verdade, os antigos sábios de Israel já haviam declarado quais eram os equipamentos descritos por Paulo (cf. Sabedoria de Salomão 5:17-20; Isaías 11:5; 52:7; 59:17). Consequentemente, aqueles que observam a Torá e têm o testemunho de Yeshua passam a ser odiados por Satanás (Apoc. 12:17). Daí, para combater a ira do inimigo e travar a batalha no campo espiritual, os discípulos recebem a “armadura da luz”, sendo a proteção do ETERNO para aqueles que obedecem a seus mandamentos. 


Assim, aprendemos que somente as pessoas que obedecem adequadamente os mandamentos é que estão revestidas da armadura de luz, preparados para a batalha espiritual. No entanto, todos os que rejeitam os mandamentos estão desprotegidos, sendo alvo fácil para o inimigo. Esta é a ideia que Paulo quis transmitir. 




Seja iluminado!!! 







Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários