É pecado congregar em prédios de alvenaria?

Por: Cleiton Gomes 



Existem textos na sagrada escritura que falam sobre a reunião dentro de prédios de alvenaria como se fosse algo negativo. Em razão disso, muitos passaram a defender a ideia de que congregar em prédios é algo diabólico, ruim, péssimo, etc. 


No entanto, quando a sagrada escritura ensina que o ETERNO não habita em templos feitos por mãos humanas, os autores não estão querendo dizer que a presença divina do ETERNO não possa se fazer presente naquele meio. Eles não estão querendo dizer que nós não devemos nos reunir dentro de um lugar em si. Pelo contrário, eles estão ensinando que congregar dentro de um local em si é algo bom, desde que as pessoas não pensem que aquele é o único local de acessar a presença divina. É que muitos pensam que o ETERNO só se faz presente naquele local, como se estivesse preso ali dentro, e que fora dali a presença divina não seja acessível. Ledo engano. 


A bem da verdade é que a presença do ETERNO se faz presente onde estiverem dois ou três reunidos (Mateus 18: 20), que estejam falando sobre as maravilhas que o ETERNO tem feito em suas vidas, de forma espiritual e verdadeira. Isso quer dizer que a presença do ETERNO pode se fazer presente quando dois estiverem andando na rua, quando estiverem dentro de seus lares, dentro de carros, aviões, etc. É por isso que o Mestre Yeshua nos ensinou que a verdadeira forma de encontrar a presença do ETERNO não é em local A ou em local B, mas sim em espírito e em verdade (João 4: 23-24).


É isso mesmo que você está pensando: não é errado congregar em algum local em si, muito pelo contrário, podemos nos reunir em família, entre amigos e vizinhos, e compartilhar das maravilhas que o Divino têm nos abençoado ao longo da semana. O local de reunião serve para compartilhar experiências, palavras de conforto e motivação, e muitas outras coisas boas. Por isso, erram aqueles que não congregam e que insistem em dizer que é errado congregar. Tais pessoas estão em erro e, com certeza, sua espiritualidade está de mal a pior. 


Você que não congrega mais porque acha que é errado, faça as seguintes perguntas para si mesmo. 


1- Eu passei a orar mais intensamente depois que parei de congregar? Eu passei a jejuar mais?


2- Eu larguei os vícios sexuais, tais como assistir pornografia? Parei de me masturbar? Parei de cobiçar as mulheres que passam na rua? 


3- Eu passei a ajudar o próximo como nunca tinha feito antes? 


4- Eu comecei a estudar as sagradas escrituras mais intensamente, a ponto de entender, que tenho que parar de tentar encontrar erros nos outros e deixar de tentar esconder os meus erros? 


5- Eu deixei de ser trapaceiro nos negócios? Deixei de roubar mesmo que seja coisas pequenas? 


Essas perguntas são para auto-reflexão. Se você acha que você se tornou mais próximo do ETERNO e dos seus ensinos após deixar de ter comunhão com os irmãos que ainda congregam em prédios de alvenaria, então continue assim. Mas se você percebeu que sua espiritualmente piorou nas últimas semanas ou meses, então, algo não está correto, concorda comigo? 


Não estou dizendo que congregar em algum local em si é o remédio absoluto para todos os problemas da vida, mas sim que é bom viver em comunhão com os irmãos. É bom ter com quem conversar sobre as coisas sagradas. É bom ter alguém para nos ajudar a entender determinadas passagens bíblicas em seu próprio texto e contexto. É bom compartilhar experiências, porém, ficar isolado de tudo e de todos não é algo bom. Ficar vasculhando a internet para encontrar argumentos para criticar a vida de outras pessoas, não é uma atitude positiva. Sempre vejo isso com maus olhos… 


Enfim…





Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários