O que é o Talmud? Conceitos básicos.


O Talmud ("estudo") se refere a um conjunto de discussões rabínicas, que visam o esclarecimento sobre a aplicabilidade da "Torá escrita" no dia a dia do povo judeu. É um enorme compêndio literário, e nele encontramos os sábios judeus dando vários sentidos de como a Torá deve ser observada corretamente. Existem muitos debates entre os rabinos no Talmud, por isso, uma leitura desatenta pode levar o leitor a cometer vários erros de interpretação, várias heresias. Portanto, faça um bom uso desse material, lendo-o com bastante calma e atenção. 


A ideia básica por trás do Talmud é esclarecer certos pontos existentes dentro da Mishná, pois os ensinos ali ainda não estavam completos, havendo a necessidade de um material complementar. A Mishná ("estudar e revisar"/repetir) é uma obra que contém 5422 páginas, e contém um enorme registro de discussões rabínicas relacionados à correta aplicabilidade de muitos dos mandamentos existentes na Torá, bem como trata sobre problemas conjugais, leis agrícolas, costumes e história do Judaísmo. A Mishná se divide em seis sessões básicas (Sedarim), ou ordens, que cobrem 525 capítulos e 4200 leis detalhadas. 


Disto resulta, que o Talmud é a explicação de uma outra explicação. Por exemplo, a Torá diz que não devemos trabalhar no shabat. Os sábios do Mishná deram as suas explicações, formulações, opiniões de como o mandamento deveria ser guardado, já que a Torá em si não nos fornece tais informações. Daí, os rabinos do Talmud, debatem para explicar a razão mais adequada pela qual aqueles sábios do passado, os da Mishná, tomaram aquelas decisões. Por isso, existem no Talmud 517 capítulos, ordenados em 63 Tratados, etc. 



Seja iluminado!!! 





Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários