Por: Rosh Flávio Telles
Façamos a leitura de um dos textos mal compreendidos pelos teólogos:
“O qual também nos capacitou para sermos ministros de uma Nova Aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.” (2ª Coríntios 3: 6).
Explicando. A letra da Torá tem a função de regular e controlar nosso pensamento e comportamento. É o freio divino para os maus hábitos dos seres humanos. Quando aplicamos os mandamentos de forma constante em nossas vidas, nossa forma de agir aqui no mundo será como uma luz vagando em meio às trevas. É desse modo que as nossas ações ficarão conectadas com a vontade do ETERNO. Isso mostra que praticar os mandamentos do ETERNO, nos torna pessoas mais elevadas espiritualmente. Mas, se isso é verdade, porque o Rav Shaul ("apóstolo Paulo") chegou a dizer que a letra mata?
A letra mata somente aqueles que se aproximam da Torá de forma inapropriada. Isso quer dizer que muitos se aproximam aos mandamentos do ETERNO sem uma verdadeira intenção do coração, sem ter a intenção de agradar o Altíssimo, apenas fingem que o servem. Para aqueles que praticam os mandamentos de maneira indecente e hipócrita, a Torá será para eles como um veneno mortal. Eis o ensinamento rabínico neste sentido:
"Aquele que usa a Torá de maneira correta, ela será como um remédio de vida para ele, mas para aquele que a usa de maneira incorreta, ela será um veneno mortal" (Talmud, Yoma 72b).
Esse mesmo pensamento ecoa na voz de Sha’ul, que disse: "Sabemos, porém, que a Torá é boa, se alguém dela usa legitimamente" (1 Timóteo 1:8). Aqueles que estudam a Torá sem uma verdadeira sinceridade no coração, acabam entendendo apenas o aspecto exterior da letra da Torá e não conseguem enxergar o aspecto interior dela. O aspecto interior da letra da Torá, consiste naquilo que o próprio Yeshua ensinou: "... desprezais o mais importante da Torá, o juízo, a misericórdia e a emunah ("fé")…" (Mateus 23:23).
Aqueles que não praticam os mandamentos com uma verdadeira intenção do coração, não conseguem enxergar além da letra, não conseguem enxergar a luz atrás das letras da Torá. Mas porque a luz está escondida atrás das letras? Os segredos estão atrás das letras por causa das pessoas com más intenções no coração. O segredo por trás das letras não são revelados para aqueles que são orgulhosos, nem para aqueles que são hipócritas, nem para aqueles que não tem humildade, nem para aqueles que fingem ter uma verdadeira emunah, etc. Dentro desta perspectiva, a letra é um veneno mortal e mata apenas aqueles que não se aproximam da Torá de forma apropriada.
Somente as pessoas piedosas conseguem enxergar além da letra da Torá. Pessoas piedosas são aquelas que são flexíveis e estão em conformidade com o atributo da divindade, a Chesed. Esta última palavra significa "benevolência", "misericórdia" e "bondade". É daqui que surge o conceito de Chassidut, uma palavra que significa "piedade". Desse modo, os Chassídicos são aqueles que possuem uma característica totalmente benevolente, são aqueles que praticam atos piedosos durante toda a sua vida.
A Chassidut enfatiza aqueles componentes da experiência interna humana que se correlacionam com os atributos sobrenaturais da divindade suprema. Aliás, você sabia que a Chesed é um atributo da divindade? Pois bem, ela é um atributo da divindade que anda de mãos dadas com o outro atributo da divindade, a Guevurá (justiça, força, juízo). Em outras palavras, a graça de Elohim anda em total comunhão com a Torá, de modo que eles estão em perfeita sintonia, como uma balança com dois pesos iguais que se equilibram.
Nossos sábios nos ensinam que, se o ETERNO se manifestasse apenas com misericórdia, o mundo se encheria de ímpios, pois não haveria julgamento na terra e uma anarquia seria implantada. Por isso, existe uma balança divina onde a misericórdia e a justiça estão em pleno equilíbrio. Aqueles que conseguem enxergar além da letra da Torá, vivem em sintonia com o Espírito de Elohim. Por isso que Sha’ul ensinou que quem tem o Espírito de Elohim anda em liberdade (2ª Coríntios 3:16-17).
Leitor, acreditamos que você já conseguiu entender que "o véu que causa a cegueira" não é a Torá e sim o orgulho e a falta de humildade, no coração daqueles que fazem a leitura dos textos da Torá. Não é a Torá que causa a cegueira. A cegueira está presente no coração daqueles que se aproximam da Torá de forma inadequada, por isso não conseguem entender o que leem. É por isso que eles precisam se converter para que seus olhos espirituais possam ser abertos para a verdade.
Em suma, estão errados aqueles que insistem em dizer que precisamos rejeitar a Torá, pois dizem que ela é o véu que causa a cegueira espiritual e nos priva da liberdade. Estão errados em pensar que o Messias destrói a Torá de dentro da nossa mente para que nossos olhos espirituais sejam abertos. A verdade de tudo, é que o Messias coloca a Torá dentro do nosso coração (Ezequiel 37: 24), e o Espírito ministra ela lá dentro (Ezequiel 36: 26-27). É por essa razão que andamos em liberdade e damos bons frutos (Salmos 119: 44-45).
Seja iluminado!!!
0 Comentários
Deixe o seu comentário