Por: Cleiton Gomes
Vou colocar um segundo tema a este estudo: A tentação é capaz de convencer a Torá viva (Yeshua) a ficar inclinada ao mal?
A sagrada escritura conta que Yeshua é o segundo Adão, que representa o homem em seu estado de pureza total. Ele representa Adão antes de sua queda (antes do primeiro Adão cometer o primeiro pecado no mundo/ 1ª Coríntios 15:45). E como antes da queda o homem ainda não tinha a má inclinação (Yetzer Hará), e por Yeshua representar Adão antes da queda, significa que no corpo dele não existia essa má inclinação. Essa é a razão pela qual ele não cometeu pecado (1ª João 3:5; 1ª Pedro 2:22).
O homem comum é tentado por conta dos maus pensamentos que fluem do seu próprio coração (Mateus 15: 18-20; Tiago 1:14). Por sua vez, sabemos que o coração de Yeshua era totalmente puro e que ele não era tentado pelos seus próprios pensamentos, por isso "na sua boca não se achou engano", e sabemos que a boca fala daquilo que o coração está cheio (Mateus 12: 34; Lucas 6: 45). Se Yeshua nunca cometeu engano, significa que seu coração era puro.
Já que Yeshua não tinha Yetzer Hará (inclinação para o mal), bem como não pecou em nenhum momento, significa que ele não tinha "livre arbítrio". A única inclinação que ele possuía era o Yetzer HaTov (a inclinação para o bem), e, além disso, o Messias era a manifestação corpórea da própria Torá, e sabemos que a Torá é o antídoto contra o Yetzer Hará:
"Mesmo assim, o Santo, bendito seja, falou a Israel: ‘Meus filhos, eu criei o impulso mau, mas eu [também] criei a Torá como seu antídoto. Se vocês se ocuparem da Torá, não serão entregues ao domínio do impulso mau. Mas, se não se ocuparem da Torá, então serão entregues ao poder do impulso mau’.” (Talmud Bavli, Kidushim 30b).
E mais: Ainda que o Diabo tenha testado Yeshua por meio da tentação (Lucas 4; Mateus 4), a tentação não o atingiu. A tentação promovida pelo Diabo tentou atacar Yeshua de fora para dentro, mas o coração do Messias não permitiu que ele fosse tentado de dentro para fora. Por isso a Escritura conta que ele foi tentado, mas nele não havia pecado (Hebreus 4:15) e por isso ele não pecou.
A tentação do Diabo contra a santidade de Yeshua é como um pequeno exército de guerreiros tentando destruir uma imensa fortaleza feita de aço, usando apenas arco e flecha. Ora, o Diabo tentou oferecer pão para Yeshua (Mateus 4: 3), mas sabemos que Yeshua é o pão da vida (João 6:51). O Diabo tentou dar ordens a Yeshua para que ele pedisse aos anjos que o ajudassem (Mateus 4: 5-6), porém, sabemos que Yeshua não recebe ordens do Pai da Mentira. O Diabo ofereceu os reinos do mundo para o Messias (Mateus 4: 8-9), no entanto, todos os reinos deste mundo e dos mundos espirituais, já pertencem ao Messias (Colossenses 1: 15-17). Toda a tentação levantada contra a santidade de Yeshua foi inútil. A armadilha que o Diabo criou para tentar desmoralizar Yeshua e as iscas que foram colocadas dentro da armadilha, todas as iscas não foram o suficiente para despertar interesse na Torá viva (em Yeshua), razão pela qual a armadilha não funcionou.
E ainda: Yeshua era o cordeiro sem defeito, um cordeiro que carrega uma doença que não era dele conforme ensina Isaías 53. A doença que o cordeiro carrega é uma doença do seu próprio povo, então, a doença é do povo e não dele. Por isso está escrito:
"Pois ele fez com que aquele que não conheceu pecado se tornasse pecado por nós; para que nós nele fôssemos feitos justiça de Elohim." (2ª Coríntios 5:21).
"ela dará à luz um filho, e ela o chamará Yeshua; porque ele salvará o seu povo de todos os seus pecados." (Mateus 1:21).
Em suma, o padrão de santidade de Yeshua era tão elevado, que na sua mente não cabia espaço para as más inclinações que acontecem no coração dos seres humanos comuns. Além disso, toda a vida do Messias já estava profetizada, de modo que é até possível afirmar que ele estava totalmente predestinado a fazer o bem sem qualquer possibilidade de escolha. Por isso o Messias disse que a vontade de sua carne não iria ficar acima da vontade do Espírito de Elohim (Mateus 26:42).
Seja iluminado!!!
0 Comentários
Deixe o seu comentário