Qual era o nome da mãe de Abraão?

Por: Cleiton Gomes 


Abraão foi um homem popular na história bíblica, e atualmente ele ainda é mundialmente conhecido. Ele sempre está presente em pregações e sermões, etc. Acredito que todos já se perguntaram sobre quem eram os seus pais, onde viviam, quem eram os irmãos e irmãs dele. É natural que tenhamos esse interesse em conhecer toda a sua biografia. No entanto, nem todas as respostas iremos obter sobre o parentesco dele. Por exemplo, a Bíblia não fala o nome da mãe de Abraão, pois a Escritura cita apenas casos específicos de mulheres que foram virtuosas como Rute, Ester, Maria da região de Magdala [Madalena], Maria mãe do Senhor, Sara - a mulher de Abraão, Rebeca - a mulher de Isaque, etc. 


No entanto, a Escritura não mostra o nome da mãe de Abraão, apenas menciona a sua existência (Gênesis 20: 12), talvez por ela nunca ter tido mérito algum e sim ter sido unicamente uma mulher que vivia a idolatria presente em seus dias. Naquela época, pouca gente tinha um verdadeiro interesse em descobrir a identidade do verdadeiro criador do mundo. A população estava acostumada a pensar que as divindades principais eram a lua, o sol, o vento, etc, mas Abraão sabia que isso daí não era o verdadeiro Criador do Universo. 


Pesquisadores descobriram que alguns judeus costumavam se referir à mãe de Abraão como sendo "Amatlai bat carnevo". De fato, isso está registrado no Talmud, Bava Batra 91a, conforme veremos logo abaixo:


A mãe de Abraão se chamava Amatlai bat carnevo. A mãe de Haman se chamava Amatlai bat Orevati. E o seu mnemômico, para garantir que os dois não se confundam, é que um corvo é impuro, e desta forma lembramos que Orevati é a avó do impuro Hamã, enquanto uma ovelha [car] é pura, o que indica que carnevo é a avó do puro Abraão.”.


Este registro do Talmud mostra que o sobrenome da mãe de Abraão era "carnevo", que seria uma indicação do nome da avó de Abraão. De acordo com as pesquisas realizadas por alguns rabinos, eles sugerem que este nome ("carnevo") estava associado à idolatria daqueles dias. Dizem que o nome estava relacionado com uma cabra e/ou ovelha que amamentou a divindade "Zeus", e também seria um símbolo de abundância/ fartura. Não estranhe esses fatos de o nome delas estar associado com a idolatria, pois não há indícios de que o pai, a mãe ou a avó de Abraão tenham se tornado monoteístas, mas sim que morreram sendo idólatras, politeístas, assim como muitos outros daquela época. 


Bem, essas são todas as informações que pude agrupar sobre a mãe de Abraão, mas se você, leitor, souber de mais alguns fatos sobre a história dela, deixe o seu comentário logo abaixo, Shalom!






Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários