Por: Cleiton Gomes
Façamos a leitura desse episódio bíblico:
"E, partindo Yeshua dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando a ele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã." (Mateus 15:21-28).
Explicando. Na história bíblica iremos ver muitos casos onde as pessoas são comparadas a animais. Em Daniel 7 algumas nações foram comparadas a animais. Em Atos 10, judeus e gentios foram comparados a animais. Nesse episódio aqui o Messias se refere à mulher como uma espécie de animal ("cachorrinho"); as tribos perdidas também são chamados de animais ("ovelhas"). O próprio Messias se compara a um animal ("galinha"/ Lucas 13: 34).
Isso quer dizer que comparar outras pessoas a animais era uma figura de linguagem bastante comum no meio judaico. Portanto, ao lermos que Yeshua comparou aquela mulher a um animal, não é para entendermos isso como sendo palavras de desprezo total a ela. A intenção do Messias naquele momento era ver a mulher engolindo qualquer tipo de orgulho que houvesse em seu coração. Ao se prostrar em terra ela estava demonstrando que agiu como uma criança que não guarda mágoa e rancor no coração e que depende do auxílio de seu pai. Os que procuram o Reino são aconselhados a imitar a confiança inocente de uma criança. Ao agir assim, aquela mulher serviu de exemplo para todos que estavam ali naquele momento. Ela deu um salto de fé.
A mulher demonstrou total dependência, como uma filha que depende do pai. Ela demonstrou uma dependência tal como animais domésticos necessitam que os seus donos os alimentem. A mulher fez isso pensando também no bem estar de sua filha que também dependia dela. Ela reconheceu que Yeshua era o único capaz de expulsar o demônio de sua menina. Toda mãe verdadeira faz o que for preciso e o que estiver ao seu alcance para ver o seu filho ou a sua filha bem, ainda que passe por muitos momentos difíceis, mesmo que os filhos não reconheçam o esforço de seus pais. Isso demonstra que ainda existia humanidade dentro daquela mulher, ao contrário de muitos, que agem como máquinas (pessoas frias) e não demonstram nenhuma atitude de amor ao próximo, mesmo vendo as necessidades deles.
Da mesma maneira que aquela Mãe correu atrás do sonho de realizar aquele determinado desejo, que era curar a sua menina, mesmo enfrentando aquele desafio de rejeição, também o Messias percorria várias regiões atrás das ovelhas perdidas da casa de Israel ainda que sofresse rejeições. Mesmo assim, ele nunca permitia que os julgamentos fossem capazes de parar a determinação dele. Ele fazia tudo isso por amor aos pequeninos, que dependiam e dependiam dele para serem curados.
Que possamos agir como aquela mãe, que teve coragem de enfrentar aquela multidão; que teve coragem de enfrentar o obstáculo à sua frente. Nunca permita que os obstáculos possam te impedir de realizar os seus sonhos e projetos. Nunca permita que os outros tentem te impedir de se aproximar do mestre, pois mais difícil do que enfrentar o obstáculo é a vergonha de não ter tentado superá-lo. A vergonha pode ser tão grande de não ter tentado, que para tentar esconder essa frustração, você começará a mentir para seus amigos, para sua família e para seus colegas, para tentar acalmar o seu coração, mas você nunca pode mentir para aquela pessoa que você vê quando se olha no espelho. Portanto, lute pelos seus sonhos. Pense nisso.
Seja iluminado!!!
0 Comentários
Deixe o seu comentário