Os porcos são imundos por causa que Yeshua autorizou os demônios a entrar neles?

Por: Cleiton Gomes 


Existe um episódio na sagrada escritura, que conta sobre a viagem de Yeshua até uma das Dez cidades de Decápolis.  A Escritura conta que o Messias saiu do barco em que ele estava e, em seguida, um homem cheio de demônios correu até ele, confira:


"E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras. 


E, quando viu Yeshua ao longe, correu e adorou-o. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Yeshua, Filho do Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.) E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles


E Yeshua logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar. E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram a ver o que era aquilo que tinha acontecido. E foram ter com Yeshua, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos. 


E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos. E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Yeshua, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Yeshua lhe fizera; e todos se maravilharam." (Marcos 5:1-20). 


Muitos pensam que os defensores da Torá só defendem a ideia de que os porcos são imundos por causa que Yeshua autorizou os demônios a entrar naquela manada de porcos, que se precipitaram no mar. No entanto, essa ideia é enganosa, pois há mais de 2 mil anos antes disso o ETERNO já havia ensinado que o porco é imundo por natureza (Levítico 11: 7-8), e que não deve servir como comida. Imundo não somente porque ele vive na lama, mas também porque a essência dele é totalmente imunda. 


O ser humano não é imundo, mas pode fazer a sua alma se tornar impura e abominável se vier a comer animais imundos (Levítico 11: 43-47). E mesmo estando impuro, o ser humano poderá retornar ao estado de pureza se caso vier a se santificar. Porém, o porco foi criado como sendo imundo e sempre permanecerá assim, pois a sua imundície não é transitória e sim permanente. Assim como o Urubu, o Porco foi criado para destruir os restos de lixo que são jogados na terra. São animais criados únicamente para fazer a limpeza. 


E mais: antigamente, o nome "legião" era usado para se falar de uma unidade militar de cerca de 3000 ("três mil") soldados ou mais; entre os romanos, esse número chegava a 6000 ("seis mil"). Ou seja, o relato nos mostra que uma pessoa pode ser vítima de uma possessão coletiva de número assustador, mas principalmente nos mostra que Yeshua sozinho pode dar conta do recado, libertando as pessoas dessa opressão.  Perceba também que esses demônios imploraram pra Yeshua não lhes mandar para fora daquela cidade, isso porque eles temeram ser banidos definitivamente ao lugar espiritual chamado de "abismo" (Lucas 8:31). Provavelmente, se trate de uma prisão para espíritos malignos. 


Estudo relacionado: a vitória do Messias contra os anjos caídos

https://www.defesadatora.org/2020/11/o-livro-de-hebreus-e-vitoria-do-messias.html?m=1 


Alguns estudiosos comentam que essa cidade em questão não fazia parte do povo de Israel, até porque os israelitas praticantes da Torá não criavam porcos. Dizem eles, que os habitantes daquele lugar criavam animais imundos naquela região porque não tinha um mercado de carne que pudesse competir com eles, daí, ganharam bastante dinheiro criando animais imundos próximo da região de Israel. Também acreditam que os habitantes daquele lugar praticavam magia negra, razão pela qual existia aquela quantidade de demônios naquela região. Acredita-se que Yeshua permitiu que os demônios fossem aos porcos porque os habitantes daquele lugar faziam deboches contra Israel por causa da leis sobre abstinência de animais imundos, e para mostrar que não se deve debochar do povo que pratica os mandamentos do ETERNO, Yeshua permite que essa fonte de renda deles fosse danificada através dos demônios. 


Em suma, os defensores da Torá entendem que a proibição de comer carne de porco não começou devido a este ocorrido dos demônios nos porcos, pois a regra que proíbe comer carne de porco já existia há muitos anos antes daquele episódio. Qualquer que alegue que essa proibição de comer carne de porco surgiu por causa desse episódio, este deve perguntar para si mesmo "entendes o que está lendo?" 



Seja iluminado!!! 






Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários