Por: Cleiton Gomes
ENTENDENDO MARCOS 16: 17-18
Na primeira parte desta minissérie, mostramos que o livro de Atos não ensina a fictícia língua estranha do mundo evangélico. Na verdade, o livro em si fala sobre como era entendido o verdadeiro dom de línguas, o qual se entende que é uma capacidade sobrenatural que o ETERNO concede ao homem, para que ele possa falar naturalmente em um idioma que ele mesmo nunca estudou. Esse é o dom de línguas.
As pessoas não podem aprender o dom de línguas estudando em faculdades de idiomas. O dom de línguas sempre foi e sempre será uma capacidade sobrenatural vinda do próprio ETERNO. Qualquer pessoa pode dominar até 6 idiomas diferentes, mas o ETERNO sempre irá usar essa pessoa para falar em um idioma que ela mesma não tem domínio.
Prosseguindo. Nessa segunda parte do estudo, iremos estudar sobre outros textos que são utilizados para fazer muitos pensarem que o dom de línguas é algo ininteligível à mente humana. O primeiro texto a ser citado é Marcos 16: 17-18, que diz:
"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão em outras línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e sararão." (Marcos 16:17-18).
Ao ler este texto, muitos concluem de forma precipitada de que o texto está falando sobre línguas como “decantarai" e "delflácias". No entanto, basta fazer uma leitura atenta para se perceber que "o dom de línguas" mencionado aqui, está conectado ao contexto da pregação das boas novas entres as nações do mundo. Já que este dom está conectado ao ato de pregar entre as nações do mundo, fica simples declarar que o dom de línguas está associado ao fato de que os apóstolos iriam receber o poder de conseguir falar em outros idiomas terrenos de uma forma tão natural, como se eles tivessem crescido e sido alfabetizados no idioma das outras nações.
E mais: Quem fizer a leitura deste texto no idioma grego, encontrará a expressão “glōssais lalēsousin kainais”, que significa “falarão novas línguas”. A palavra “nova” no texto em grego é “καιναῖς” (kainais/ kainós). Segundo afirma o lexicógrafo Abbott-Smith, a palavra denota “a qualidade de algo já existente”, que seria uma palavra diferente de “Neós”, que significa “algo novo no tempo, recente”. (G. Abbott-Smith, A Manual Greek Lexicon of the New Testament (Edinburgh: T. & T. Clark, 1954), página 226)).
No texto também podemos encontrar a palavra "línguas" que em grego é “γλώσσαις" (glōssais/ glossa). De acordo com Abbott-Smith, essa expressão é usada para significar “línguas inteligíveis, que o homem comum é capaz de compreender” (Ob. Cit., página 93). Assim, de acordo com a assertiva acima, podemos aceitar naturalmente que o Messias estava ensinando que o dom de línguas é falar em idiomas terrenos. Se ele quisesse dizer que as línguas faladas por seus discípulos não poderia ser entendida por nenhum ser humano, a expressão a ser usada deveria ter sido "neós" e não "kainós", pois a primeira palavra se refere a algo que foi criado, mas que ainda não existia.
E ainda: Aquele que fizer a leitura de Atos 2:4 diretamente no texto em grego, encontrará a expressão “λαλεῖν ἑτέραις γλώσσαις (lalein heterais glōssais), que significa “e começaram a falar em outros idiomas”. Lembre-se, a expressão glossa está totalmente associada a idiomas terrenos. Fora isso, muitos irão continuar dizendo que os idiomas eram incompreensíveis à mentalidade humana pelo fato de Atos 2:8 usar a expressão "dialektos" em vez de "glossa". Por isso concluem que os humanos não entendiam as falas dos discípulos de Yeshua. Não obstante, tal conclusão é cúmulo da ignorância, já que a expressão “glossa" é usada para descrever “os vários idiomas existentes no mundo”, enquanto que a expressão "dialektos" fala sobre apenas "um idioma específico de cada lugar, de cada nação."
ENTENDENDO O EPISÓDIO QUE FALA SOBRE O REI SAUL
Para tentar respaldar o enganoso "falar em língua gospel", muitos costumam citar o episódio que fala de quando o ETERNO encheu o rei Saul com o Seu Espírito. Eis o que diz o texto:
"Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Elohim veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram. E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais também profetizaram. Então foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi?
E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá. Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Elohim veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá. E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?" (1 Samuel 19:20-24)
Embora o texto seja óbvio, muitos buscam "bons" argumentos para dizer que Saul e os demais personagens estavam falando em línguas estranhas. Mas o texto está dizendo que eles falaram em línguas estranhas? Absolutamente não! O texto está dizendo que aquelas pessoas "profetizaram", e muitas vezes na sagrada escritura "o dom de línguas" é tido como sendo diferente do "dom de profecia", veja esse texto por exemplo:
"E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas…” (1ª Coríntios 14:5).
Isso quer dizer que o dom de profecia não é o mesmo que o dom de línguas; são diferentes. Então, não faz o menor sentido usar o episódio de Saul para tentar sustentar a ideia de que o Tanach ensina sobre "o falar em línguas gospel". E já que o Tanach não ensina sobre o falar em língua gospel, por que os escritos apostólicos deveriam conter esse tipo de ensino, já que sabemos que os ensinamentos dos apóstolos foram todos extraídos do Tanach? Dito isso, fica evidente declarar que o ensino dos apóstolos não poderiam ir contra os ensinos do Tanach.
Continua…
Seja iluminado!!!
0 Comentários
Deixe o seu comentário