É lícito tomar bebida alcoólica?

 Por: Cleiton Gomes 


Embora seja entendido no meio evangélico que é pecado tomar bebida alcoólica em grande ou pouca quantidade, nas Escrituras veremos o ETERNO permitindo que os israelitas pudessem consumir bebidas fortes durante a celebração das festas sagradas (Deut. 14:26). Também vemos Yeshua transformando aproximadamente 600 litros de água em vinho com grande teor alcoólico durante a comemoração de um casamento (João 2). 


Mateus 11:19 também sugere que o Messias tomava bebida forte, senão, como poderia ter sido comparado a um beberrão? Isso não significa que ele era literalmente um beberrão, porém, mostra que Yeshua não tomava somente suco de uva com baixo teor alcoólico. Entretanto, consumir bebida alcoólica é permitido desde que a pessoa seja responsável e beba com muita moderação, dando prioridade à sua família, ao seu emprego, etc. Há tempo para todas as coisas, e também há o tempo certo para fazer isso. 


Ao contrário disso, a sagrada escritura condena os alcoólatras (1ª Corintios 6: 10; Gálatas 5: 19-21), pois são pessoas que permitiram que a bebida dominasse todo o seu modo de viver. São pessoas que não dão mais prioridade às necessidades da família, que não se importam mais com o seu trabalho e nem com a sua vida religiosa. Esses são os ditos beberrões, que sacrificam todas as outras coisas para ter a bebida descendo em sua garganta todos os dias da semana. São do tipo de pessoa que vende os móveis de sua casa para poder ter dinheiro para comprar bebida. São do tipo de pessoas que passam o dia todo bebendo e quando chegam em casa querem dar uma surra na esposa. E de acordo com o livro de Provérbios, a pessoa que se permite ser dominada desta maneira não é uma pessoa sábia (Provérbios 20: 1).


Voltando um pouco no tempo. Como já dito, o ETERNO autorizava que bebidas fortes fossem consumidas. Porém, havia o tempo certo para fazer isso. E para que o serviço do tabernáculo não fosse feito de forma indecente por algum ato feito durante a embriaguez, o ETERNO proibiu que os sacerdotes bebessem durante e antes do serviço religioso (Levítico 10:9; Ezequiel 44:21). Porém, de acordo com alguns comentaristas, por não respeitarem essa regra dois dos filhos de Arão ("Nadabe e Abiú"), sobrinhos de Moisés, acabaram sendo mortos por tentar administrar o serviço do sacerdócio estando embriagados, demonstrando falta de reverência ao serviço divino. O profeta Isaías também se pôs contra a atitude daqueles que desprezam as outras coisas importantes para passar o dia todo se embriagando (Isaías 5: 11). 


Em resumo, a Escritura não proíbe que pouca quantidade de bebida forte seja consumida. Ela apenas não aprova o uso excessivo e incontrolável, ela proíbe a dependência ao álcool. Pois quando a pessoa se embriaga todos os dias, as escolhas tomadas por ela se tornam desajeitadas e maléficas. 


*** Caso você tenha algo para falar sobre esse tema, deixe o seu comentário logo abaixo.





Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários