A literatura rabínica prova que Yeshua é descendente de David

 Por: Tsadok Ben Derech


De acordo com a literatura rabínica,  somente os descendentes da Casa de David tinham a prerrogativa de se assentarem no pátio do Templo para ensinar:


Sentar-se no pátio do Templo é permitido apenas para os reis da Casa de David, como está escrito: ‘Então o Rei David entrou e sentou-se diante de YHWH” (I Crônicas 17:16). Como, então, o Sumo Sacerdote poderia estar assentado? A Gemara explica: Como Rav Chisda disse em um contexto semelhante: Isso aconteceu não no pátio israelita, onde a proibição de sentar se aplica, mas no pátio feminino. Também aqui a leitura foi no pátio feminino, onde é permitido sentar-se”. (Yoma 69b).


Se ele entrar no pátio do Templo e for descendente de David, ele pode se sentar. Pois apenas aqueles que podem se sentar no pátio do Templo são os reis da dinastia davídica, como [II Samuel 7:18] afirma: E David sentou-se diante de Deus” (Rambam, Mishnê Torá).


O interessante a se observar é que os evangelhos relatam que Yeshua se assentava no pátio do Templo para ensinar:


Naquela hora, disse Yeshua às multidões: Como a um ladrão, saem com espadas e com varas para prender-me? Todo dia eu me assentava com vocês no Templo e ensinava, e não me prenderam”. (Matay/ Mateus 26: 55, traduzido do aramaico). 


E depois de três dias, acharam-no no Templo, sentado no meio dos Mestres, e ele os ouvia e os interrogava”. (Luka/Lucas 2:46, traduzido do aramaico). 


Portanto, ao declarar a literatura rabínica que somente poderia se assentar no Templo quem fosse descendente de David, chega-se à conclusão de que Yeshua não só era descendente da Casa de David, mas que também os judeus no primeiro século sabiam de tal fato, tanto é que Yeshua tinha livre acesso ao Templo para nele assentar-se e ensinar.


Destarte, a literatura rabínica comprova a genealogia real de Yeshua, o Rei dos reis, descendente da Casa de David.





Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários