Salmos 110 explicado

 

Por: Cleiton Gomes 

Adaptado de alguns artigos de Tsadok Ben Derech.



O texto que iremos examinar, é: 


"Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés." (Salmos 110:1)

De acordo com o pensamento judaico, o Salmos 110:1 é uma profecia messiânica, veja:


“O ETERNO diz a meu Senhor: 'Senta-te na minha mão direitaʼ [Sl 110:1]. Isto é dito para o Messias, e em misericórdia o trono será estabelecido” (Midrash Tehilim, sobre o Salmos 110:1).


Para muitas pessoas este texto serve para comprovar que o ETERNO é formado por três pessoas distintas, e para outros, serve para dizer que o Messias não possui divindade. Afinal, o que o texto realmente tem a nos ensinar? 


Para que possamos ter um correto entendimento do assunto, usaremos o pensamento do Rabino Shimʼon Bar Yochai, no sentido de que o ETERNO é um Ser que pode se manifestar de formas plúrimas (plurais/diversas). Eis o que está escrito em sua obra, que é chamada de "Sêfer Zohar" (o Livro do Esplendor”:


“O Senhor disse a meu Senhor”: ou seja, o degrau superior disse para o degrau de baixo: “Sente-se à minha direita”. (Zohar 1:50b). 


O que será que ele quis dizer com "degrau superior" e "degrau de baixo"? É simples, este é um método de ensino judaico, usado para dizer que o ETERNO é um Ser infinito, mas que também pode se manifestar de forma finita. Ele contrai a sua infinitude e se revela em uma forma consideravelmente menor daquela que ele o é em todo seu esplendor. De fato, o ETERNO em todo seu esplendor não pode ser visto por absolutamente ninguém, mas quando ele contrai a sua infinitude, criaturas finitas podem contemplar a sua face. Eis o entendimento judaico a este respeito:


“...ninguém pode suportar seu brilho. Só os raios que emanam dele podem ser contemplados.” (O Zohar: o Livro do Esplendor, Polar, 2010, página 85).


Essa linguagem que o Zohar utiliza é um tanto avançada para quem está começando a iniciar os estudos, mas, na medida que você for lendo vai conseguindo alcançar a compressão correta. A linguagem usada no livro, está simplesmente dizendo que o ETERNO tem duas faces sobrenaturais, uma que não pode ser acessada por criaturas e outra que pode ser vista por elas. A forma que não pode ser acessada por ninguém, é chamada de "face grande" (ou também de: degrau superior), enquanto que a face que pode ser acessada, é chamada de “face pequena" (ou também de: degrau de baixo).  De fato, segundo afirma o próprio Zohar, “A face grande (que também é conhecida como: Ancião de Dias) e a face pequena, são duas faces do mesmo Ser, o Todo-Poderoso.” (Bibliografia indicada: O Zohar: o Livro do Esplendor, Polar, 2010, páginas 89 a  91).


Insta repetir: A "face grande" é uma expressão usada para descrever o ETERNO em todo seu esplendor, o qual não pode ser visto por absolutamente ninguém. Já a "face pequena", é a forma como ele se manifesta, a forma como ele contrai a sua infinitude e se revela de uma maneira em que as criaturas possam suportar a sua presença. O interessante de tudo isso, é que este pensamento também foi reproduzido pelos apóstolos, que disseram que existe uma face do ETERNO que não pode ser vista por ninguém, mas que existe outra pela qual a sua face pode ser contemplada (João 1: 18), vamos ler também:


Ele [o Messias ] é a imagem visível do Elohim invisível”. (Colossenses 1:15). 


"O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa…” (Hebreus 1:3). 


Isso mostra que Yeshua não é um Ser criado, e sim que ele é a  forma pela qual o ETERNO se revela no meio das suas criaturas. E ainda não para por aqui, pois o Salmos 110:1 ensina que o Messias se “assenta à destra da majestade”, e o que isso significa? Bom, de acordo com muitos estudiosos, a expressão "destra" ou "mão direita", nem sempre quer significar o lado físico de alguém, e sim que é uma indicação de "poder", "soberania" e "glória". Sendo assim, quando é dito que o Messias se assenta à destra da majestade, os escritores estão a dizer que ele possui poder, soberania e glória, e não que ele está literalmente ao lado de outro alguém. Tenha, como exemplo, o seguinte texto:


A tua destra, ó SENHOR, é gloriosa em poder; a tua destra, ó SENHOR, destroça o inimigo.” (Êxodo 15:6). 


Ademais, todos aqueles que insistem em dizer que o Messias não é o ETERNO, tendem a dizer que o ETERNO não tem corpo físico e nem pode se manifestar de forma física. Daí, não resta dúvidas: se o ETERNO não tem lados físicos, logo, o Messias não pode se assentar ao seu lado físico-direito, já que ele não possui. Entretanto, diferente deles, nós acreditamos que o ETERNO pode se manifestar em forma humana, e ele fez isso em Yeshua (pois ele é a manifestação corpórea do ETERNO). Assim, o único lado físico-direito que o ETERNO possui, é na própria pessoa de Yeshua. Aliás, de acordo com o pensamento judaico, o Messias é a própria destra (isto é indicado no Salmos 110:1), e em Isaías 53 é dito que ele (o Messias) é o próprio braço direito. 


Desse modo, há fatos que são indiscutíveis: a mão direita íntegra o braço direito. O braço direito pertence ao ETERNO. O braço não é uma entidade separada do corpo e sim uma parte que o integra. Logo, ele (a mão direita/o braço direito) é o próprio ETERNO. 


Diante de tudo que foi exposto, não resta dúvidas em afirmar, que o texto não está falando de duas pessoas distintas na divindade, e muitos menos indicando que o Messias possui total inferioridade com relação ao ETERNO. Ao contrário, está mostrando que Yeshua é a forma de como o ETERNO se revela às suas criaturas em forma pequena em relação a todo seu esplendor. De modo que, é através dessa manifestação que o ETERNO irá destruir todo o império do mal. 



Seja iluminado!!! 


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