Metatron foi açoitado?

Por: Cleiton Gomes 


No Talmud está registrado que o rabino Elisha Ben Abuyah teve uma visão celestial de dois poderes nos céus controlando o mundo. A título de informação, este homem (também  conhecido "Aḥer") era um grande erudito das Escrituras, que viveu entre o I e II século d.C. Tudo que sabemos atualmente sobre ele foi escrito por outras pessoas, pois, de si mesmo ele não escreveu nenhuma biografia. Sendo assim, todo o documentário sobre ele deve ser lido com redobrada atenção. 


Acredita-se que ele se tornou um discípulo de Yeshua e passou a dar as mesmas interpretações sobre as manifestações plurais do ETERNO, tal como faziam os apóstolos e profetas. Na visão, Elisha descreve Metatron controlando o mundo desde o trono celestial. Eles (os rabinos que escreveram sobre Elisha) rapidamente concluíram que a visão se tratava de uma das manifestações do ETERNO. No entanto, na visão Metatron seria o próprio Yeshua, e falar que ele seria uma dessas manifestações divinas era inaceitável para estes rabinos. 


Segundo o Talmud Bavli (Sanhedrin 38b), Metatron é uma das formas de se referir ao Messias. E sabemos que o Messias é Yeshua. Então, na verdade, Elisha viu Yeshua no trono celestial! 


Os estudiosos contam que Elisha era um rabino erudito e também muito amado, mas passou a ser considerado herege após falar sobre a visão de dois poderes no céu. Se caso a ideia de que  Elisha se tornou um discípulo de Yeshua estiver certa, então o registro do Talmud de que o Messias recebeu 60 chibatadas com varas de fogo, se trata de uma alteração na verdadeira visão dele, feita por aqueles que negaram os ensinos de Yeshua. 


Ao alterar a descrição da visão dessa maneira, quiseram mostrar que Elisha nunca passou a crer em Yeshua, portanto, nunca se tornou um herege ao querer afirmar que ele (Yeshua) possuía divindade. Por isso, em vez de escrever que Metatron era uma das manifestações do ETERNO que estava controlando o mundo desde o trono celestial, escreveram que este Ser teve que ser tirado do trono para receber chibatadas flamejantes. Ele foi punido para mostrar sua inferioridade ao ETERNO e que jamais deveria ter sido confundido com o Santíssimo. Eis o que foi escrito:


“A Gemara afirmou anteriormente que Aḥer cortou as mudas, tornando-se herege. A respeito dele, o versículo afirma: “Não culpem a vossa boca a vossa carne” (Eclesiastes 5: 5). A Gemara coloca uma questão: o que foi que o levou à heresia? Ele viu o anjo Metatron, a quem foi concedida permissão para sentar e escrever os méritos de Israel [...] Vendo que alguém além de Deus estava sentado acima, ele disse: Talvez, a Gemara aqui interpela, Deus me livre, existem duas autoridades, e há outra fonte de poder no controle do mundo além de Deus. Esses pensamentos levaram Aḥer à heresia.


A Gemara relata: Eles removeram Metatron de seu lugar no céu e o feriram com sessenta varas de fogo, para que outros não cometessem o erro que Aḥer cometeu. Eles disseram ao anjo: Por que, quando você viu Elisha ben Abuya, você não esteve diante dele? Apesar dessa conduta, como Metatron estava pessoalmente envolvido, ele recebeu permissão para apagar os méritos de Aḥer e fazê-lo tropeçar de qualquer maneira. Uma voz divina saiu dizendo: “Voltem, filhos rebeldes(Jeremias 3:22), além de Aḥer.” (Talmud, Chagigah 15a)


Conforme as pesquisas realizadas pelo nazareno, Tsadok Ben Derech, o rabino Elisha era provavelmente um discípulo de Yeshua. Por essa razão ele teria renunciado ao seu cargo entre os mestre de Torá de sua época. Depois, teria passado a carregar consigo as mesmas obras literárias que foram escritas pelos discípulos de Yeshua, quais eram livros considerados "proibidos" no meio dos que negavam os ensinos de Yeshua. Eis as palavras deste erudito:


Alguns estudiosos pensam que o rabino Elisha se tornou um nazareno, e por tal razão passou a ser perseguido e denegrido pelos fariseus. Aliás, os livros dos netsarim (nazarenos), que compõem a B’rit Chadashá, eram proibidos pelo judaísmo rabínico e provavelmente podem ter sido usados por Elisha. Somente para exemplificar, há uma parábola ensinada por Elisha que é extremamente parecida com a história narrada em Matityahu/ Mateus 7:24-27.


Já que os relatos existentes sobre Elisha ben Abuyah foram escritos por seus inimigos (os fariseus), devem ser vistos com cautela e reserva, porquanto não são dotados de imparcialidade.


Pois bem, relata o Talmud (Chagigah 15a) que Elisha ben Abuyah teve uma visão de Metatron sentado, lá no céu [...] Analisando o caso citado com a cautela devida, objetivando cortar as deturpações do Talmud, talvez Elisha tenha considerado que Metatron fosse outra emanação do ETERNO, tal como Estevão viu a manifestação plural do Ein Sof na simagens de Elohim e de Yeshua: “Mas ele [Estevão], cheio da Ruach Hakodesh, olhou para o céu e viu a shechiná de Elohim, e Yeshua em pé, à direita de Elohim. ‘Prestem atenção’, ele disse. ‘Vejo o céu aberto e o Filho do Homem em pé, à direta de Elohim’.” (Atos 7:55-56).


Se Elisha ben Abuyah se tornou um nazareno, a visão que teve de Metatron era, em realidade, a de Yeshua. Já que o Talmud foi escrito por aqueles que negaram o Mashiach, então, no episódio mencionado, substituíram o nome de Yeshua por Metatron, e disseram mentirosamente que este recebeu 60 chibatadas.” (Judaísmo Nazareno, A religião de Yeshua e de seus talmidim, 2ª edição, 2013, página 502 e 503, grifos nossos)


Ora, se Elisha reconheceu dois poderes nos céus controlando o mundo, significa que ele reconheceu a grande autoridade que o Messias possui. Logo, é razoável crer que ele reconheceu que Yeshua é uma manifestação do próprio ETERNO. Afinal, muitos dos rabinos que passaram a crer em Yeshua o identificam como sendo o próprio ETERNO. Este é o caso do rabino Tsvi Nassi:


Existe um Homem Perfeito, que é um Anjo. Este Anjo é Metatron, o Guarda de Yisra’el; Ele é o Homem na imagem do Santo, bendito seja Ele, que é uma emanação Dele [do ETERNO]; sim, Ele [Metatron] é YHWH. Sobre Ele não se pode dizer que foi criado, formado ou feito, mas que Ele é uma Emanação de Elohim.” (apud The Great Mystery or How Can Three Be One?, Tzvi Nassi, 2010 página 70).


De fato, o ETERNO é Onipresente e tem o poder ilimitado, podendo manifestar-se na figura que quiser, onde quiser, quando quiser. Ele pode aparecer em diversos lugares simultaneamente, e, por não entenderem isso, muitos acabam pensando que se trata de duas pessoas diferentes na divindade, quando, na verdade, é apenas o mesmo YHWH manifestado em figuras plurais. 


Seja iluminado!!!









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