Números 23: 19 ensina que o ETERNO não pode se manifestar em forma humana?

Por: Cleiton Gomes

Eis o texto bíblico:


Adonai não é homem para que minta; nem filho de homem para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19) 


Leitor, esse texto está dizendo que o ETERNO não pode se manifestar em forma humana ou está apenas dizendo que o ETERNO não é corrupto igual aos seres humanos? A resposta só pode ser dada com autoridade e certeza ao examinar o contexto. Vamos fazer isso agora. 


Nesse episódio bíblico, Balaque ofereceu ao [falso] profeta Balaão uma grande quantidade de riqueza. Mas para que ele pudesse tomar posse dessa riqueza ele teria que “amaldiçoar o povo de Israel”. Balaão ficou super interessado na oferta e então decidiu tomar conselho com o ETERNO, lhe pedindo autorização para amaldiçoar o povo. Sabemos que todos os pedidos foram negados. Após ter ser pedido negado, Balaão declara: 


"ainda que Balaque me quisesse dar a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem de Adonai, para fazer, de mim mesmo, o bem ou o mal...” (Números 24:13).


O [falso] profeta Balaão queria muito aquela riqueza, mas sabia que ele não tinha poder para realizar aquela maldição, por isso sua insistência em falar com Adonai. Sabemos que Balaque tinha uma vontade imensa de ver a queda de Israel, e através de tudo que ele propôs para Balaão, vemos que ele estava tentando subornar a vontade do ETERNO com o seu dinheiro. Um caso semelhante, onde alguém tentou comprar a vontade celestial, se encontra no episódio em que Felipe (o Diácono) estava pregando em Samaria. O mágico Simão queria comprar o poder de  Adoni usando o seu dinheiro, pois ele tinha ficado impressionado com os “truques” (milagres) que Felipe estava realizando naquelas pessoas. 


Ele tentou subordinar Pedro e recebeu uma dura advertência, veja: 


“.... [Simão] ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder.. (...)  

Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Elohim. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Elohim." (Atos 8:18-21).


Continuando. Balaque não estava somente tentando subordinar o homem Balaão, mas tentando comprar o poder do ETERNO oferecendo os tesouros deste mundo. Ora, o ETERNO já havia dito para Balaque que Israel estava sob sua proteção, então, de maneira alguma ele poderia voltar com sua palavra atrás. Ele não é corrupto para voltar atrás com a sua palavra por causa de dinheiro, foi por isso que Balaão exclamou: 


Adonai não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa”.


O ETERNO não pode ser comprado, uma vez que ele não é um produto. Ele não é corrupto para desdizer o que antes havia dito por causa de meras riquezas desta vida. Além de ser o dono de TUDO, ele não tem uma natureza decaída como a do ser humano, que é só oferecer um pouco de vantagem que ele já volta atrás com a sua palavra. 


Em suma, o episódio de Números 23 não serve para dizer que é impossível o ETERNO se manifestar em forma humana. O que está sendo debatido no contexto bíblico é a natureza moral do ETERNO e a natureza decaída do homem com um. O homem está sujeito a corrupção, ele é falho, é decaído. O ETERNO é santo, justo, perfeito. Então, ele não se corrompe como o homem se corrompe. O ETERNO não mente, o homem sim. É isso que está sendo falado do texto bíblico e não se o ETERNO pode ou não pode assumir a forma humana. Ele é o Todo-Poderoso e pode fazer o que bem quiser, e ninguém pode questionar o que ele faz ou o que não faz. 


Seja iluminado!!! 







Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários