Por: Cleiton Gomes
No mundo moderno o conceito de o que é a comida está totalmente deturpado. Atualmente, tudo que se dá pra temperar e ganhar um sabor 'gostoso' se torna 'comida'. Assim, no mundo moderno, algumas pessoas comem sapos, outros aranhas, outros escorpiões, outros baratas, outros comem morcego, e assim em diante. Porém, quando nos deparamos com a alimentação prescrita na sagrada escritura, veremos que só podemos consumir algumas espécies de animais e não todas.
Na Bíblia iremos encontrar a alimentação casher, que significa "apto". Trata-se de uma regulamentação do que se pode comer e o que não se pode comer. E quem comer de acordo com as instruções de Levítico 11, terá uma alimentação santificada, porque ela recebe o selo e o aval casher por parte da palavra do ETERNO. Isso mesmo, quem se alimenta de acordo com as instruções do livro bíblico citado, estará tendo uma alimentação santificada pela palavra do ETERNO e pode ser recebida em oração, pois é uma alimentação santificada. Foi o próprio ETERNO que disse que, fazendo isso, teremos uma alimentação santa:
"Não torneis abomináveis vossas almas com nenhum réptil que se move; não vos façais imundos com eles e não sejais impuros por eles. Porque eu sou Adonai vosso Elohim; e vos santificareis e sereis santos, porque Eu sou santo. E não façais impuras vossas almas com todo réptil que se arrasta sobre a terra. Pois Eu sou Adonai, que vos fez subir da terra do Egito para ser para vós Elohim; e sereis santos, porque Eu sou santo. Esta é a lei do animal e da ave, de todo ser vivo que se move nas águas e de todo ser que se move sobre a terra; para separar entre o impuro e o puro, e entre o animal que é para comer e o animal que não se deve comer." (Levítico 11:43-47).
De acordo com as palavras do ETERNO no texto acima, quem come coisas não-casher, isto é, coisas imundas, a alma dessa pessoa se tornará impura e abominável, razão pela qual não se pode comer coisas imundas e repugnantes. Mas todo aquele que come de acordo com as instruções do ETERNO, aquela sua alimentação será aceitável, pura, santa. E como podemos saber que animais podemos comer e que animais não podemos comer? Basta fazer uma leitura atenta do capítulo 11 de Levítico para se extrair os conceitos de como ter uma alimentação santificada.
ANIMAIS QUE SE MOVEM SOBRE A TERRA
Vamos ao primeiro texto, falando de animais que se movem sobre a terra e que podemos comer:
“Estes são os animais que comereis de todo animal que se acha sobre a terra: Todo o que tem o casco fendido e a unha separada em dois, de cima até abaixo, e o que rumina entre os animais – esse comereis.” (Levítico 11:2-3).
A instrução é a seguinte. Dos animais que se movem sobre a terra só podemos comer aqueles que têm as seguintes coisas: ter casco e que eles se dividam em duas partes, de cima até abaixo. E que também rumine. O animal deve ter essas três coisas para poder ser considerado 'comida', caso contrário é considerado apenas uma coisa suja, imprópria. A título de informação, a palavra 'ruminar' se refere ao processo de digestão que ocorre no corpo do animal, que mastiga a comida que ele come mais de uma vez, dando tempo para que o alimento que ele consome passe por processo lento de purificação. Resumindo, os animais casher são mais saudáveis.
Alguns dos animais que se podem comer, são:
Vaca
Boi
Bezerro
Cordeiro
Cabrito
Bode
Ovelha
Cervo
Veado
Gazela
Corça
Búfalo
Cabra montês
Antílopes
Gamo (provavelmente é um tipo de carneiro ou cabra montês), etc.
Podem comer esses animais porque está escrito:
"Nenhuma coisa abominável comereis. Estes são os animais que comereis: o veado, a gazela, a corça, a cabra montês, o antílope, a ovelha montês e o gamo. Todo o animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que rumina, entre os animais, aquilo comereis." (Deuteronômio 14:3-6)
Agora que já sabemos os requisitos necessários para comer alimentos puros e saudáveis, vejamos então a proibição dos animais que não se podem comer. Aliás, agora a lista se torna simples, uma vez que os animais puros são os que têm os três requisitos cumulativos: "tem pata, é totalmente fendida de cima abaixo, e rumina." Para ser considerado um alimento casher, o animal deve ter estes três requisitos cumulativos ao mesmo tempo. Sim, é isso mesmo, os três itens devem estar presentes no mesmo animal ao mesmo tempo, pois se tiver apenas um ou dois itens o animal já é considerado imundo, conforme veremos no texto a seguir:
"Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo; E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo; E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda. Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo. Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos." (Levítico 11:4-8).
Alguns dos animais proibidos de acordo com a Torá são os seguintes:
Camelo
Coelho
Lebre
Porco
A lista pode prosseguir, uma vez que já sabemos o conceito. Portanto, todos os animais com patas e garras são considerados imundos, são eles:
Tigres
Onça-pintada
Leopardos
Leões
Leoas
Gatos
Cachorros
Todas as espécies de Tatu
Bicho-Preguiça
Camaleão
Tejo
Texugo
Suricato
Tamanduá
Carcajus
Urso-preto
Urso-polar
Gambás
Lobos
Raposas
Cutia
Caititu
Anta
Capivara
Irara
Paca
Quati
Porco-espinho
Jaguatirica
Doninhas e furões, etc.
Outros animais proibidos, são:
Macaco
Girafa
Burro
Égua
Cavalo
Zebra
Elefante
Rinoceronte
Dentre os animais terrestres, temos também os insetos e os répteis. Dos insetos que vivem sobre a terra somente todas as espécies de grilo e todas as espécies de gafanhoto, estão são casher (Levítico 11: 20-23), mas todos os outros, tipo a formiga e a pulga, são proibidos. Além disso, todos os animais que se arrastam no chão são proibidos, ou melhor, todas as espécies de répteis são proibidos. Isso significa que o jacaré, cobra, sapo, formiga, minhoca, lesma, caracol, lagartixa, aranhas e muitos outros, não são casher.
ANIMAIS ALADOS
Dando continuidade aos animais que vivem fora das águas, entre estes temos os animais que voam. Geralmente, todas as espécies predadoras são proibidas, pois elas caçam e comem a carne de animais imundos e dos animais que já morreram de alguma doença (são aves carnívoras). Algumas dessas aves proibidas, são:
Águia
Urubu
Gavião
Abutre
Corvo
Coruja
Gaivota
Falcão
Cegonha
Garça
Cisne
Pelicano, etc.
A Torá nos ensina o seguinte sobre essas espécies de animais:
"Toda ave limpa comereis. Estas, porém, são as que não comereis: a águia, o abutre, a águia marinha, o falcão segundo a sua espécie; e todo corvo, segundo a sua espécie; o avestruz; a coruja, a gaivota e o gavião, segundo a sua espécie; o mocho, a íbis, a gralha, o pelicano, o abutre, o corvo marinho, a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego." (Deuteronômio 14:11-18, vide também: Levítico 11: 13-20).
Observação 1: o mocho é uma espécie de coruja, o íbis é uma ave do pantano, e a gralha é, provavelmente, uma espécie de corvo.
Observação 2: o morcego é um mamífero alado, e foi colocada na lista não para determinar se ele era ou não uma ave, pois perceba que a lista em Levítico (11:20) também inclue os insetos na lista. Isso prova que o escritor fala primeiro das aves, e depois inclue alguns outros animais alados sem querem dizer que eles também eram aves. Em suma, ele buscou agrupar os animais alados que são ilícitos para consumo humano.
Observação 3: todos os INSETOS QUE VOAM também são considerados imundos (Levítico 11: 20; Deuteronômio 14: 19). Entre eles, temos:
As espécies de Abelha
As espécies de Maribondo
As espécies de libélula
Borboletas
Pernilongos
Carapanãs
Baratas
Barbeiros
Moscas
Besouros
Joaninhas
Cupim-alado
Mutuca
Mosquitos, etc.
Bem, já que a proibição recai sobre aves que caçam e comem outros animais (os carnívoros/ predadores), então os que não são carnívoros são lícitos para consumo, mas determinar quais são eles não é uma tarefa fácil já que a Torá não lista nenhum deles. Mas, seguindo a ideia de que somente os predadores são proibidos, dos não-carnívoros temos:
Rolinha
Peru
Pombo
Galinha
ANIMAIS AQUÁTICOS
Dos animais que habitam nas águas, somente é permitido comer peixe (mas não todas as espécies). E para ser casher, o peixe precisa ter dois requisitos cumulativos: “ter barbatanas e escamas”. Se não tiver estes dois requisitos ao mesmo tempo, o peixe não é casher. Eis o que a Torá ensina:
"De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis. Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação. Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver. Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação." (Levítico 11:9-12).
Eis uma breve lista de animais aquáticos que são casher:
Albacora
Anchovas
Peixe anjo
Peixe borboleta
Barracudas
Bacalhau
Linguado
Arenques
Atum
Traíra
Lambari
Cavalas
Marlin
Pollock
Salmão
Sardinhas
Tilápia
Trutas
Peixe branco
Badejo
Animais aquáticos que não são casher:
Bagre
Tubarão
Golfinho
Baleia
Peixe-boi
Sarapó
Peixe-lua (Mola Mola)
Morsa
Elefantes do Mar
Cachalote
Riftia pachyptila
Peixe-pedra
Cascudo
Pintado
Jaú
Peixe-elétrico
Além dessa lista, tem também os seguintes animais aquáticos que não se pode comer:
Caranguejo
Siri
Mexilhão/ Sururu
Camarão
Ostra
Polvo
Lagosta
Turu
Caravela portuguesa
Cubozoários (águas vivas).
Tartaruga
Perema
Jabuti
Em suma, foi isso que o ETERNO nos ensinou. Toda alimentação deve passar por esse crivo da palavra de Elohim, somente então é que ela é recebida em oração de agradecimento ao ETERNO. Desde o processo da escolha até o momento de consumir o animal, quando uma pessoa escolhe comer um animal casher, sua alimentação já começou a ser santificada, pois a pessoa está seguindo aquilo que o ETERNO disse pra fazer.
Todos aqueles que não obedecem às instruções do ETERNO, estão por ignorar que foi Ele quem criou cada membro presente no corpo do animal e cada membro existente no corpo humano. Se o ETERNO disse que é prejudicial comer carne do animal tal, quem seríamos nós para tentar contrariá-lo? Logo ele, que conhece cada mistério, cada detalhe de tudo que existe em todas as dimensões espirituais. Mesmo todo o conhecimento humano já descoberto sobre os animais existentes neste mundo, nenhum desses conhecimentos científicos é capaz de descrever cada funcionalidade do corpo do animal em suas dimensões espirituais e os prejuízos que eles podem nos causar.
Seja iluminado!!!
0 Comentários
Deixe o seu comentário