Por: Cleiton Gomes
Façamos a leitura de um texto das sagradas escrituras, e em seguida iremos tecer comentários:
"O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos." (Provérbios 8:22, Bíblia: Almeida Revista e Atualizada, 1959).
“... então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo.” (Provérbios 8: 30).
Explicando. A expressão “criou” em Provérbios 8:22 não é uma tradução unânime em todas as versões bíblicas. Muitas versões traduzem como "o Senhor me possuía" ou "o Senhor me adquiriu", e isso se dá porque o verbete “qanah” também pode significar “possuir” e “adquirir” (Strong: H7069). É por isso que vemos traduções bíblicas dizendo assim: “O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas.” (Provérbios 8:22).
Atente-se para a frase: “Antes de suas obras mais antigas” (Provérbios 8:22). Sabemos que o Messias é a própria sabedoria (1ª Coríntios 2: 7-8; Colossenses 2: 3), bem como sabemos que ele existe antes das coisas que foram criadas tanto visíveis quanto invisíveis (Colossenses 1: 17). Já que a sabedoria existe antes de todas as coisas que foram criadas, então ela é uma manifestação do próprio ETERNO, pois somente o ETERNO é que existe antes de tudo ser criado, veja:
"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Adonai." (Salmos 90:2).
A sabedoria, portanto, não é uma outra pessoa diferente do ETERNO e sim um atributo de sua própria divindade. Ela faz parte da própria pessoa do ETERNO. Por exemplo, existe um texto em Provérbios (3: 19-20) que diz que o ETERNO criou os céus e a terra através da sua sabedoria, e sabemos que ninguém além do próprio ETERNO foi quem criou os céus e a terra:
"Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens." (Isaías 45:12).
Repare que ele não disse: "nós criamos a terra", "nós criamos o homem", "demos as nossas ordens", "nossas mãos estenderam os céus", "a todos os exércitos dos céus demos as nossas ordens". E se caso formos aprofundar o nível de interpretação desse texto à luz do pensamento judaico, iremos entender mais uma vez que a sabedoria é um atributo que faz parte da essência do próprio ETERNO.
Dentro do conceito judaico místico, existe um pensamento que fala que o ETERNO se manifesta em 10 emanações, que são chamadas de "as 10 Sefirot". Eis o que diz o livro do esplendor a respeito desses atributos da divindade:
“... sefirot são forças ou atributos que emanam do Ein Sof e constituem todos os mundos...” (O Zohar: o Livro do Esplendor, Polar, 2010, página 326).
A título de informação, a palavra 'Sefirot' significa 'luzes' ou 'esplendores', pois se tratam de luzes que emanam do Grande Ser de Luz. Todos sabem que o ETERNO é um Ser de luz não é? Pois é. E mais, a palavra 'Ein Sof' significa 'O Ser infinito'. Resumindo, o ETERNO é um Ser Infinito e sua essência é pura luz.
Pelo fato de ele ser um ser infinito, sua luz também é infinita, e nada nem ninguém é capaz de suportar o brilho dessa luz infinita. É por isso que ele se manifesta por meio dos 'esplendores', que são formas menores dele mesmo nos quais ele se manifesta dentro do mundo criado, para que as criaturas ali existentes possam suportar o seu brilho e não sejam destruídas com a sua presença. Este conceito é extraído do livro da criação, escrito por Aryeh Kaplan, confira:
“As Sefirot são os meios com os quais Deus se comunica com Sua Criação. São também os meios através dos quais o homem se comunica com Deus. Se não fosse pelas Sefirot, Deus, o Ser Infinito, seria absolutamente incognoscível e inatingível. E somente através das Sefirot que Ele pode ser aproximado.” (Sêfer Ietsirá, o Livro da Criação, editora Sêfer, 2005, página 49).
O livro do Esplendor também registra:
"... e ninguém pode suportar seu brilho. Só os raios que emanam dele podem ser contemplados.” (O Zohar: o Livro do Esplendor, Polar, 2010, página 85).
De acordo com o escólio de Gershom Scholem, as Sefirot não são seres criados e sim manifestações da própria pessoa do ETERNO, veja:
"... as Sefirot não constituem ‘seres intermediários’ mas são o próprio Deus. ‘A Emanação é a Divindade’...” (Cabala, Gershom Scholem, A. Koogan editor, 1989, página 92).
"... O Deus oculto no aspecto do Ein-Sof e o Deus manifesto na emanação das Sefirot são um e o mesmo, vistos de dois ângulos diferentes.” (Ob. Cit., página 89).
Agora que já sabemos o conceito, é importante declarar que umas dessas 10 Sefirot é chamada justamente de Chochmah (Sabedoria). Então é óbvio concluir: “a sabedoria é o próprio ETERNO.” Reflita: “Assim como a sabedoria de uma pessoa não é separada da própria pessoa, o ETERNO e sua sabedoria não são duas pessoas separadas, mas sim partes que integram o mesmo Ser — a mesma pessoa”.
Ora veja, o ETERNO criou o mundo com a sua sabedoria, mas também criou o mundo com o seu entendimento, e com o seu poder (Jeremias 10: 12; Salmos 136:5). Isso quer dizer que o entendimento e o poder são duas pessoas distintas e diferentes do ETERNO?
A resposta é um sonoro NÃO!
De agora em diante, queremos que o leitor passe a estudar as escrituras com sinceridade no coração, buscando arrancar o preceitos dos homens e passar a permitir que o Espírito de Elohim possa iluminar a sua mente.
Seja iluminado!!!
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