Por: Cleiton Gomes
Os sábios de Israel dizem que as três orações feitas ao dia foram baseadas nos exemplos deixados pelos três patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó (Talmud, Berakhot 26b). Dizem que Abraão ensinou a orar pela manhã (Shacharit), Isaque ensinou a como orar depois do meio dia (Minchá), e Jacó ensinou a orar de noite (Arvit, ou: Ma’ariv), confira:
".. de acordo com a opinião do Rabino Yosei, filho do Rabino Ḥanina: Abraão instituiu a oração da manhã, como é afirmado quando Abraão veio para olhar Sodoma um dia depois de ter orado em seu nome: “E Abraão levantou-se de manhã cedo ao lugar onde tinha estado diante do Senhor ”(Gênesis 19:27), e do contexto, bem como da linguagem utilizada no versículo, o verbo em pé significa nada mais do que oração, pois esta linguagem é usada para descrever a oração de Pinehas após a peste, pois afirma-se: “E Pinehas se levantou e orou, e a praga acabou” (Salmos 106: 30). Claramente, Abraão estava acostumado a orar pela manhã.
Isaque instituiu a oração da tarde, como está declarado: “E Isaque saiu para conversar no campo ao entardecer” (Gênesis 24:63), e conversa significa nada mais que oração, como está escrito: “Uma oração do aflito, quando desfalece e expõe a sua queixa perante o Senhor ” (Salmos 102: 1). Obviamente, Isaque foi o primeiro a orar à medida que a noite se aproximava, na hora da oração da tarde.
Jacó instituiu a oração da noite, como está declarado: “E ele encontrou o lugar e dormiu ali, porque o sol se pôs” (Gênesis 28:11 ). A palavra encontro não significa outra coisa senão oração, como é afirmado quando D'us falou a Jeremias: “E tu, não ores por esta nação e não eleves em seu nome canções e orações, e não me encontres porque não te ouço”(Jeremias 7:16). Jacó orou durante a noite, depois que o sol se pôs.” (Tudo isso se encontra em: Talmud, Berakhot 26b).
Isso significa que quando as pessoas dedicam seu tempo para fazer as orações diárias, estarão acessando os méritos desses três patriarcas. Significa que o ETERNO se fará mais próximo de nossas vidas por causa do valor moral que os patriarcas possuíam. Quem acessa os méritos dos patriarcas pode ficar mais próximo da presença do ETERNO. Na Escritura também iremos ver Daniel orando três vezes ao dia (Daniel 6: 10, 13).
Esse conceito foi incorporado ao entendimento judaico de tal forma, que passou a servir como regra de fé durante o passar dos anos. Até mesmo os apóstolos faziam a oração diária, como lemos no livro de Atos dos apóstolos:
"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona." (Atos 3:1).
Abre um parêntese: A “hora nona” corresponde ao horário de três horas da tarde. Essa era a forma de contar o tempo naquela época. A título de informação deixarei logo abaixo a forma de contar o tempo durante o dia:
Hora primeira - 7h da manhã
Hora segunda - 8h da manhã
Hora terceira - 9h da manhã
Hora quarta - 10h da manhã
Hora quinta - 11h da manhã
Hora sexta - meio-dia
Hora sétima - 1h da tarde
Hora oitava - 2h da tarde
Hora nona - 3h da tarde
Hora décima - 4h da tarde
Hora décima primeira - 5h da tarde
Hora décima segunda - 6h da tarde (pôr do sol).
Fecha o parêntese.
Daí, podemos notar explicitamente que eles estavam fazendo a oração da tarde, que tinha como modelo a oração de Isaque. O interessante a se observar é que os apóstolos também invocaram os méritos dos patriarcas após a cura que realizaram na porta do Templo, eles disseram: “O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó…” (Atos 3: 13).
O teólogo Judeu, David Stern, também observa esse mesmo detalhe e tece o seguinte comentário:
“Essa frase não aparece por acidente no discurso de Kefa. São duas partes que constam do primeiro parágrafo da Amidah, a seção central do culto de oração Minchá, que começa: “Louvado sejas Tu, Adonai, nosso Deus e Deus de nossos pais, Deus de Avraham, Deus de Yitz’chak, e Deus de Ya’akov’,...”, o que seus ouvintes teriam acabado de recitar nas orações de minchah…” (Comentário Judaico do Novo Testamento, Ed. Atos, 1ª edição 2007/2008, página 257 e 258).
Assim, podemos aprender que até mesmo os apóstolos preservaram este costume de orar três vezes ao dia, mostrando que eles eram judeus zelosos que praticavam as boas tradições de seus antepassados. Eles foram educados de acordo com os valores da Torá e buscavam se elevar espiritualmente buscando a presença do ETERNO através da oração. Que possamos ter como exemplo a vida de oração desses homens de fé!
Seja Iluminado!!!
2 Comentários
Gostei muito !
ResponderExcluirContinue estudando nessa página e você ainda irá encontrar diversas explicações importantes, amigo(a).
ResponderExcluirDeixe o seu comentário