Quem era o quarto homem na fornalha ardente?

Por: Cleiton Gomes 


Façamos a leitura do texto em questão:


“Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho dos deuses." (Daniel 3:24-25). 


Alguns sugerem que este quarto homem na fornalha fosse o próprio Messias já que o rei da Babilônia falou que o quarto homem na fornalha tinha a aparência de um dos filhos dos deuses. Sabemos que Yeshua foi chamado de filho de D'us muitas vezes. Mas, será que este texto de Daniel se refere a Yeshua? Bem, acreditamos que não! Na verdade, consoante se extrai da tradição oral de Israel, o quarto homem na fornalha era o anjo Gabriel, que é chamado de "ministro do fogo". 


Há uma história que conta que Abraão foi jogado numa fornalha ardente onde Gabriel se oferece para ir salvá-lo. Porém, antes que ele viesse salvar Abraão, o ETERNO fala que ele mesmo é quem iria descer para salvá-lo. Depois, disse que Gabriel teria a oportunidade de salvar alguém nas mesmas condições, e, isso ocorreria durante o episódio onde os três amigos de Daniel seriam lançados na fornalha ardente. De fato, Daniel (3:28) também ensina que o ETERNO mandou um dos seus anjos para salvar aqueles três rapazes. 


Eis o dizer do Talmud sobre a tradição oral que mencionamos anteriormente:


Quando o maligno Nimrod jogou nosso pai, Abraão, na fornalha ardente, Gabriel disse diante do Santo, Bendito seja Ele: Mestre do Universo, descerei e esfriarei a fornalha, e assim salvarei os justos Abraão da fornalha ardente. O Santo, Bendito seja Ele, disse-lhe: Eu sou único no meu mundo e Abraão ainda é único no seu mundo. É apropriado para o único salvar o único. Portanto, o próprio D'us desceu e o salvou. E como o Santo, Bendito seja Ele, não retém a recompensa de qualquer criatura que buscou realizar uma boa ação, Ele disse a Gabriel: Você merecerá o resgate de três de seus descendentes em circunstâncias semelhantes.

(...) 

Quando o maligno Nabucodonosor jogou Hananias, Misael e Azarias na fornalha ardente, Yurkamo, o anjo ministrador do granizo, ficou diante do Santo, Bendito seja Ele, e disse diante dele: Mestre do Universo, descerei e esfriarei a fornalha ardente e salvarei esses justos da fornalha ardente. Gabriel disse-lhe: A força do Santo, Bendito seja Ele, não se manifestará desta maneira, pois tu és o ministro do granizo e todos sabem que a água apaga o fogo. Sua ação não seria considerada um grande milagre. Em vez disso, eu, o anjo ministrador de fogo, descerei e esfriarei a fornalha de dentro, e eu vou queimá-lo do lado de fora, para consumir aqueles que jogaram os três homens justos na fornalha; e assim farei um milagre dentro de um milagre. O Santo, Bendito seja Ele, disse-lhe: Desce. Naquela época, Gabriel começou a louvar a D'us e recitou: “E a verdade do Senhor dura para sempre” (Salmos 117: 2 ), pois D'us cumpriu Sua promessa a ele há mais de mil anos.” (Pesachim 118a e 118b). 


Assim, aprendemos que o quatro homem na fornalha não era outro senão o próprio anjo Gabriel. 


Seja iluminado!!! 





Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários