Por: Cleiton Gomes
Na aula passada listamos algumas regras do que não se pode comer ou fazer durante o festejo do Pêssach. Dentre as regras temos aquela que proíbe comer "chamets", ou seja, alimentos que já passaram por um processo de fermentação. Dentro do judaísmo é entendido que existem 5 tipos de cereais que podem ser considerados como alimentos levedados/ fermentados, são eles: "trigo, centeio, cevada, aveia e espelta." Devemos retirar da nossa casa todos os alimentos fermentados durante a festa de Pêssach (Êxodo 12: 15,19), essa pratica também é chamada de "Bedikat chamets e biur chamets” (a procura do chamets e a eliminação do chamets). Isto é feito assim para que possamos nos lembrar que o povo saiu às pressas do Egito e não tiveram tempo para preparar comidas "boas", somente levaram consigo uma massa preparada às pressas, que foi assada e levada para a viagem antes que ela pudesse fermentar. Por causa disso, em Pêssach se come alimentos que não passaram por um processo de fermentação.
Na aula passada, dissemos que o alimento fermentado também é símbolo da maldade, da má inclinação da carne. Então, quando nós não comemos o pão com o fermento é como se estivéssemos subjugando a nossa má inclinação e procurando somente as coisas puras diante de Elohim. Nesse sentido, o Rabino Ezra Dayan, expõe:
“... Antes de sair do Egito, o povo pediu emprestado dos vizinhos roupas e utensílios caros para levarem consigo quando fossem servir a Deus no deserto. Em nenhum momento questionaram Moisés sobre por que estavam preparando apenas utensílios e não comida. Eles tiveram plena fé que tudo estava em ordem. Essa fé foi o que possibilitou que o povo se formasse e, posteriormente, recebesse a Torá no monte Sinai. Quem desdenha a matsá e come chamets está demonstrando que não aprecia os valores e, portanto, será cortado do elenco, ou talvez eles mesmo esteja se desligando destes valores…”
(...)
“O chamets simboliza o ietser hará, o mau instinto [...] Assim como o chamets é mais gostoso, mais vistoso e mais volumoso que a matsá, do mesmo modo, o ietser hará faz com que os prazeres mundanos pareçam maiores, melhores e mais gostosos, atraindo as pessoas a perseguí-los. Por isso devemos eliminar o chamets.” (Casher na teoria, Editora Sêfer, 2010, página 115 e 117).
A título de informação, a palavra "matsá" se refere ao "pão sem fermento''. A matsá é uma massa que não tufa, que não cresce, que não incha. A expressão plural para se referir a muitos pães seria “matsot”, que se entende como sendo “pães sem fermento”.
Prosseguindo. De acordo com o professor nazareno, Tsadok Ben Derech, a massa levedada/ fermentada, i.e., é símbolo de maldade. Assim, durante o festejo de Pêssach, a pessoa deve se abster do fermento (maldade) e se purificar espiritualmente. A pessoa deve passar todo este período refletindo sobre sua vida e buscar meios para abandonar a corrupção ainda existente em seu coração.” (indicação da obra: https://judaismonazareno.org/pessach-o-que-e-e-como-celebrar/ ).
Este mesmo professor faz uma breve lista de alimentos que não devem ser consumidos durante o Pêssach, quais sejam: pães comuns, pão sírio, pão de queijo, biscoitos de água e sal, pastéis, rissoles, salgadinhos industrializados em geral, bolos, pizzas, macarrão, etc.
Ele também faz uma breve lista de alimentos que podem ser consumidos durante a festa, quais sejam: pão sem fermento (matsá), verduras, legumes, frutas, arroz, feijão, milho, lentilhas, ervilha, etc.
Para finalizar esta parte do estudo, queremos deixar claro que a Torá proíbe que se coma alimentos fermentados durante os dias de Pêssach, razão pela qual ela manda que sejam retirados os alimentos com fermento de dentro da sua casa. Agora, saiba, você pode pegar todos os alimentos que são proibidos de comer durante o festejo de Pêssach e colocá-los num armário no qual você não irá mexer durante todo o período da festa. Passando o período da festa você pode pegar aqueles produtos e consumir normalmente.
Tradicionalmente, alguns israelitas começaram a tirar pedaços de alimentos fermentados que caem no chão de sua casa, que estejam debaixo do sofá, cama, ou nos cantos da casa. Não é algo obrigatório, já que você não irá comer pedaços de comida estragada e sujas de poeira. Entretanto, isso pode ser bem didático se você tiver crianças em sua casa, daí você pode incentivá-los a procurar as migalhas de comidas levedadas e depois jogá-las fora. Assim, a criança pode se acostumar com a ideia de que não pode ter coisas impróprias durante os dias de Pêssach….
Até o próximo estudo…
Seja iluminado!!!
Continua…
0 Comentários
Deixe o seu comentário