Ad Code

Responsive Advertisement

Pêssach: o que é isso? (parte 2)

Por: Cleiton Gomes 


No estudo anterior falamos a respeito de como o povo de Israel foi para o Egito e também de como ele começou a ser oprimido por Faraó, o rei do Egito. Durante o tempo em que o povo de Israel esteve no Egito, aprendeu numerosos costumes idólatras e estavam acostumados a isso de tal forma, que mesmo após terem sido libertados daquele lugar, começaram a murmurar dizendo que a vida no Egito era bem melhor (Êxodo 16: 1-3), bem como fizeram um ídolo com a imagem de um dos deuses de idolatria dos egípcios (um bezerro de ouro) e até realizaram sacrifícios idólatras (Êxodo 32: 1-6). Para quem não sabe, o sacrifício de animais nunca fez parte do propósito original do ETERNO. O povo aprendeu esses costumes com as idolatrias praticadas no Egito. 


Retornando para dentro do Egito. Ali estava Moisés e Arão na última etapa antes de sair do Egito. O ETERNO dá instruções para o povo matar um cordeiro e passar o sangue dele nos umbrais da porta. Cada pessoa deveria fazer isso pelos membros de sua família, para que durante a noite a vida dos primogênitos daquela família que tinha a marca do sangue do cordeiro na porta de suas casas não fosse tirada. O cordeiro não poderia ter defeito algum e deveria ser imolado e preparado no final da tarde do dia 14 do primeiro mês do calendário que o ETERNO havia dado (Êxodo 12: 1-11), para que ao raiar do outro dia ele fosse comido junto com ervas amargas e massa sem fermento (Êxodo 12: 8). 

Todos que obedeceram as instruções do ETERNO não tiveram que presenciar seus filhos mortos no outro dia, pois estariam protegidos contra a morte. Mas, todos que não fizeram de acordo com as instruções, tiveram que presenciar seus filhos mortos:


"E eu (YHWH) passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou YHWH. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito." (Êxodo 12:12-13). 


"Porque YHWH passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, YHWH passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.

(…) 

E aconteceu, à meia-noite, que YHWH feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto." (Êxodo 12:23, 29-30). 


É aqui, em todo esse episódio, que surge a festa de Pêssach. A palavra em si quer dizer “passagem", pois se refere a esse episódio em que o ETERNO livra a vida das famílias obedientes às suas instruções e pune aqueles que são desobedientes. Ele fez isso "passando por cima das casas que tinham a marca do sangue do cordeiro". O cordeiro que foi imolado não é todo o Pêssach em si mesmo, apenas era um dos elementos que fazia parte da celebração da festa. 


Está gostando? Iremos continuar no próximo estudo, contarei com a sua presença. 


Seja iluminado!!! 


Continua... 





Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement