Por: Cleiton Gomes
Antes de explicar o que é o Pêssach em si, faremos um breve resumo da história dramática de como o povo de Israel foi parar no Egito. Vamos lá.
Aqueles que estudaram a escritura sagrada já ouviram falar da história dramática de José, que foi vendido por seus irmãos, comprado por Potifar e depois assediado pela mulher deste mesmo personagem. Por fim, ele interpretou o sonho de Faraó e foi posto como o governador de todo o Egito. Com o passar do tempo, José se revela para seus irmãos e traz toda sua família para morar com ele no Egito. Certamente, o Faraó atual não tinha nenhuma razão para odiar José e os israelitas, uma vez que foi devido a José que toda a nação egípcia sobreviveu aos terríveis 7 anos de fome. Mas, acredita-se que o Faraó atual morreu e um outro Faraó, que estava numa outra região, foi nomeado para ocupar o lugar daquele que havia morrido. Por isso a Escritura conta que o novo Faraó nunca tinha ouvido falar de José e de seus feitos:
"E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José" (Êxodo 1:8).
Quando este outro Faraó chegou ao Egito, notou que o povo de Israel era muito numeroso e, por medo de uma revolta mais tarde, aumentou o trabalho dos israelitas de modo que eles viessem a ficar totalmente esgotados de cansaço (Êxodo 1: 10-14); porém, isso não impediu que o povo parasse de gerar filhos. Foi então que Faraó mandou que todas as crianças israelitas fossem exterminadas durante o nascimento delas (Êxodo 1: 16-17). Nesse episódio é que surge o menino que mais tarde se chamaria Moisés, filho de Joquebede.
Moisés era filho de uma mãe israelita, mas ao longo de seu crescimento, passou mais tempo com os egípcios. Mesmo assim ele tinha contato com sua mãe original, que lhe explicava a verdadeira origem dele. Mais tarde, Moisés vê um egípcio maltratando um israelita e intervém, matando o egípcio e o enterrando na areia. Essa notícia chega aos ouvidos de Faraó, e Moisés foge para o deserto onde ele se casa com uma das filhas de Jetro. Com o passar dos anos que Moisés passa no Egito, se acredita que aquele novo Faraó também morreu, uma vez que a escritura sagrada diz que "todos que queriam ver Moisés morto já haviam morrido" (Êxodo 4: 19).
Depois de saber dessa notícia, Moisés retorna ao Egito e outro Faraó já estava atuando naquele lugar, um que não sabia dos feitos de Moisés. Quando Moisés vem até diante de sua presença, começa a realizar as maravilhas que o ETERNO havia lhe ensinado a fazer. No começo Faraó começa a se surpreender, mas logo os magos dele também realizam os mesmos feitos de Moisés, fazendo com que Faraó ficasse mais tranquilo e o medo terminasse. Porém, com o passar dos dias, pragas foram jogadas sobre o Egito, e a última praga foi a morte dos primogênitos. É aqui que começa o último estágio da dramática história de Israel no Egito, mas, só iremos falar sobre isso no próximo estudo…
Seja iluminado!!!
Continua..
0 Comentários
Deixe o seu comentário