História de Mefibosete




Por: Cleiton Gomes 


O personagem Mefibosete era neto do Rei Saul, seu pai era chamado de Jônatas. Quando tinha Cinco anos de idade, seu pai e seu avô foram mortos em batalha. Ao saber desse acontecimento, desesperada, a cuidadora do menino o pegou no colo e saiu correndo. No calor do desespero, a mulher tombou e o menino caiu. Em consequência disso, o menino quebrou as duas pernas e ficou aleijado (2 Samuel 4: 4).


Sabemos que Jônatas e Davi eram grandes amigos de longa data. Após alguns anos depois da morte de Jônatas e Saul, Davi pergunta para seus servos se ainda havia sobrado algum descendente de Jônatas. A resposta para a sua pergunta foi  que sim, disseram que o filho de Jônatas estava vivo e que estava aleijado. Após saber disso, Davi manda seus servos trazê-lo até a sua presença, e assim foi feito. 


Quando ele chega na presença de Davi, presta reverência já que ele já havia sido constituído rei sobre todo o Israel. Davi promete lhe dar todos os territórios que pertenciam ao seu avô Saul e ao seu pai Jônatas, e diz que ele tinha total liberdade para comer na mesa do Rei da mesma forma que os filhos do Rei. Davi também lhe concede uma quantidade considerável de servos, para que pudessem servi-lo cuidando das terras, fazendo plantações e colheitas. A Escritura também diz que Mefibosete, naquela época, já havia tido um filho e havia colocado o nome de Mica (2 Samuel 9: 1-13). Este deu continuidade à descendência daquele. 


Sabemos que houve uma época em que Absalão, filho de Davi, começou a cobiçar o poder de monarca. Ele não se contentava em ser apenas príncipe. Ele começou uma trama maligna para tentar usurpar o trono de seu pai, mesmo que fosse preciso tirar a vida dele. Tendo sido avisado com antecedência sobre a conspiração de Absalão, Davi juntou seus homens e saiu de Jerusalém, para que quando seu filho chegasse naquele lugar pronto para guerrear, ele não tivesse que mandar matar Absalão e todos os seus homens. (2 Samuel 15). Nesse ínterim, Ziba, um dos servos de Mefibosete, sai ao encontro de Davi levando bastante comida para ele e seus acompanhantes, e o avisa sobre a traição de seu senhor Mefibosete, dizendo que o mesmo estava conspirando juntamente com Absalão. Depois dessa conversa, Davi entregou a Ziba tudo o que pertencia a Mefibosete (2 Samuel 16: 1-4).


Após a morte de Absalão, Davi retorna para Jerusalém e Mefibosete vem até a Sua presença. Ele contou a verdade de todos os fatos a seu respeito, dizendo que mandou seu servo Ziba preparar um animal para montar, para que ele pudesse ir até a presença de Davi já que ele não podia ir à pé. Em vez disso, Ziba o enganou e foi sozinho até a presença do rei, mentindo a respeito dele para que tirasse proveito naquela situação. 


E para demonstrar que não estava mentindo, mostrou que não havia lavado os pés e nem aparado a barba, nem ao menos lavado as próprias roupas, desde o dia em que o rei partira até o dia em que regressou em paz e em segurança, numa clara demonstração de preocupação, consternação, humildade e fidelidade à Davi. Davi aceita as desculpas de Mefibosete e o acolhe mais uma vez, dizendo que poderia repartir seus bens com o seu servo Ziba, e finaliza dizendo que não era pra tocar mais nesse assunto (2 Samuel 19: 15, 24-28).  Em resposta a isso, Mefibosete diz que todos os bens dele poderiam ser dados a Ziba, pois o mais importante para ele é que o rei havia retornado seguro para a sua casa.  Isso é uma demonstração de que sua alegria era verdadeira e não interesseira. 


Bom, isso é tudo que sabemos sobre a vida de Mefibosete. Sabemos que ele era uma pessoa com um caráter verdadeiro, que não negociou seus valores internos mesmo tendo a oportunidade de fazê-lo. Isso sim é uma verdadeira amizade. 


Que possamos, então, nos espelhar nessa mesma maneira de manifestar a nossa amizade ao próximo, reconhecendo que ele nos ajudou primeiro sem almenos nos conhecer de verdade. Mefibosete era uma pessoa que sabia reconhecer o tanto que Davi lhe ajudou, o tanto que ele lhe honrou, e jamais iria trair essa confiança que a ele foi concedida. 


Seja iluminado!!! 




Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

0 Comentários