A parábola do filho pródigo (Lucas 15: 11-32)

Por: Cleiton Gomes 


Diversas pessoas já ouviram a parábola do filho pródigo. Vários sermões já foram montados sobre essa história. Mas, você sabe o que Yeshua realmente estava querendo ensinar? 


A parábola conta que um rapaz tinha tudo do bem e do melhor quando estava ao lado do seu pai. Porém, exigiu tudo que lhe pertencia e foi embora para distante de seu pai. Aquele rapaz foi para uma terra distante, onde gastou toda sua riqueza em farras com seus colegas. Mas, quando sua riqueza acabou, todos que se diziam seus amigos se afastaram dele a ponto de ele não ter onde comer ou onde dormir. Ninguém lhe ajudava em nada. O rapaz, então, morrendo de fome, aceita o trabalho de um dos moradores da cidade para cuidar de porcos, e por causa da grande fome que sentia, come a comida que era dada aos porcos. E quem criava porcos não eram os israelitas e sim somente os gentios, de modo que aquele rapaz estava cuidado dos porcos de um gentio. 


Diante dessa situação deplorável ele começa a repensar sobre a fartura que tinha ao lado de seu pai. Então, com medo de voltar e ser desprezado pelo pai e pelo irmão; com medo de não ser mais aceito como filho, decide voltar e se humilhar, dizendo que poderia servir seu pai como sendo um de seus servos e nada mais. A mensagem de arrependimento parece ser o núcleo central da mensagem de Yeshua. 


Quando ele está voltando, seu pai corre ao seu encontro e depois manda trazer roupas novas para vesti-lo, bem como manda fazer uma festa por causa que o filho retornou. O pai aceita o seu filho de braços abertos. Depois que fica sabendo desse acontecimento, o filho mais velho fica cheio de ressentimento, se orgulhando tanto ao ponto de dizer que sempre serviu seu pai em tudo e ele nem sequer fez uma festa para ele. E cheio de raiva, diz que seu pai fez uma festa para aquele que estragou os seus bens com besteiras e não investiu em nada, veja:


"... respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se." (Lucas 15:29-32).


E para quem nada sabe, esse é o terceiro tópico da parábola contada por Yeshua. É uma única parábola divindade em três tópicos: 


  1. As ovelhas perdidas (Lucas 15: 4-7);

  2. A dracma perdida (Lucas 15: 8-10);

  3. O filho que estava perdido (Lucas 15: 11-32). 


Todas as coisas foram perdidas e depois encontradas, foram aceitas com grande alegria. Todos ficaram bastante contentes quando encontraram o que se havia perdido. E por que Yeshua conta essa parábola? Bem, tudo começa quando ele estava comendo com publicanos, e outros que os fariseus consideravam como sendo pecadores. Os publicanos coletavam impostos para dar a Roma,  e se os publicanos fossem judeus, passavam a ser considerados como traidores pela população israelita, portanto, eram nomeados como sendo pecadores (Lucas 15: 1-2). 


Lembra que falamos anteriormente que o núcleo dessa parábola é o arrependimento? Pois bem, realmente este é o centro da mensagem. O Messias estava enfatizando que a sua missão é procurar as almas perdidas, desprezadas, desgarradas, que não são aceitas mais como sendo parte da família embora estejam arrependidas e queiram reconciliação. Eles estava falando que a sua missão é levar pecadores ao arrependimento! Era isso que ele sempre dizia acerca de sua missão:


"Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido." (Mateus 18:11). 


"... eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." (Mateus 9:13). 


Todos aqueles que eram desprezados por aqueles que se consideram mais santos que todos os outros, estes que eram humilhados eram como uma lousa em branco prontas para serem preenchidas com os ensinamentos do mestre. Eles eram mais receptivos Eles aceitaram a mensagem de arrependimento com mais temor. E todos que aceitam a mensagem de arrependimento com temor, estes são aceitos pelo Pai celestial e há uma grande festa nos céus por todos os pecadores que se arrependem:


"Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (Lucas 15:7). 


Essa história dos dois irmãos também ilustra a questão das duas casas de Israel. Todos que já estudaram sobre a divisão das duas casas durante o reinado do filho de Salomão (a saber: Roboão), sabem que as tribos se separaram. 2 tribos reinaram junto com Roboão, enquanto que 10 tribos reinaram ao lado de Jeroboão. As 2 tribos ficaram sendo chamadas de Casa de Judá, enquanto que as 10 tribos ficaram sendo chamadas de Casa de Israel. 


Desde esse tempo se instalou uma inimizade entre as duas casas, e esse ódio entre os irmãos aumentou ainda mais quando a casa de Israel foi levada em cativeiro para a Assíria, e quando então receberam a oportunidade para voltar ao seu lar de origem, preferiram viver no meio das nações, passando a ter casamentos mistos, casando-se com gentios. Quando a Casa de Judá fica sabendo desses fatos, começa a desprezar mais ainda os seus próprios irmãos, passando a chamá-los de gentios também, e isso se deu pelo fato de eles estarem vivendo no mesmo estilo de vida pagão. 


Os da Casa de Judá, mesmo tendo sido levados ao cativeiro babilônico, quando receberam a oportunidade de voltar de lá, voltaram e começaram a reerguer a cidade que estava destruída. Dali em diante eles buscam se fortalecer novamente, houve um tempo em que o povo foi novamente educado segundo os padrões da Torá (Esdras ensinou a Torá ao povo), e começaram a caminhar novamente no bom caminho. Mesmo tendo enfrentado grandes desafios na vida, sempre houveram aqueles que nunca desistiram de permanecer ao lado do pai. Enquanto eles permaneciam ao lado do pai, seu irmão estava se aventurando pelo mundo, vivendo como um gentio, e comendo comidas imundas. 


O Messias então passa a ter uma missão: procurar as ovelhas perdidas da casa de Israel e romper a inimizade entre os dois irmãos (Mateus 10: 5-6; 15: 24). Essa missão já havia sido dada em muitos lugares das Escrituras (veja, por exemplo: Ezequiel 37: 16-24; Isaías 11: 12-13; 27: 9, 13; 42: 1, 6-8; 43: 6-7, 14-15. 


O  Messias vem para procurar as ovelhas perdidas, para romper a inimizade entre as duas casas, que são simbolizados na parábola como sendo os dois irmãos. O que não aceita o retorno e arrependimento do irmão é a casa de Judá, que inclusive eram os moradores de Jerusalém. Já o irmão que se arrepende e quer retornar é a Casa de Israel. Essa é a mensagem oculta que o Messias quer revelar nessa parábola. E se hoje você quer dar ouvidos à mensagem do mestre e fazer retorno aos braços do pai, saiba que a única coisa que lhe impede de fazer isso é apenas você mesmo. Pois quando você quer algo e se determina a fazer, o único que pode lhe impedir é unicamente o próprio ETERNO. Mas sabemos que ele não vai impedir que você retorne para ele, pelo contrário, ele espera ansiosamente o seu retorno para junto dele!!! 



Seja iluminado!!!





Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe o seu comentário