Por: Cleiton Gomes
Façamos a leitura de um texto que tem sido usado de forma constante para tentar destruir a importância e a validade da Torá:
"Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra." (Romanos 7: 6).
Sendo objetivo: tudo começa quando Paulo fala sobre a lei do casamento. Todos sabemos que quando o homem e a mulher se casam, passam a ter um compromisso muito sério diante da lei. É como dizer que "eles estão presos pela lei”, pois já não podem praticar sexo com outra pessoa que não sege o seu próprio cônjuge, caso contrário estará praticando adultério. Mas, depois que o Marido morre e a mulher fica viúva, a mulher que ficou viúva pode se casar com outra pessoa, pois "ela foi libertada da lei". Confira tal assertiva nas palavras de Yeshua:
"E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera." (Marcos 10: 11-12).
"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério." (Mateus 19:9).
Agora, vamos conferir o mesmo ensinamento de Yeshua, agora com as palavras do apóstolo Paulo:
"Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido." (Romanos 7: 2-3).
Dizendo tudo de outro modo. Paulo está dizendo que quando o homem e a mulher são casados a lei do casamento se aplica para eles, e não podem ter algum tipo de relacionamento extraconjugal. Porém, quando o homem ou a mulher morre, a lei do casamento se torna inaplicável para eles. Todavia, se tornará aplicável novamente quando ela se casar com outro marido. Perceba, então, que, Paulo não estava dizendo que a lei do casamento foi destruída e que não pode se aplicar a mais nenhum casal, ele estava apenas explicando o que acontece após a morte do marido ou a morte da esposa, dizendo que a obrigação que eles tinham como marido e esposa se tornou inaplicável, já que um deles faleceu.
Assim sendo, o texto não está dizendo que a lei do casamento foi absolutamente destruída e que não pode ser aplicada à mais nenhuma pessoa na face da terra, nem está dizendo que o Messias destruiu a Torá. Qualquer tentativa de afirmar que esse texto prova que o Messias destrói a lei do casamento, é como dizer que as pessoas não têm mais a obrigação de casar. É como dizer que podem viver uma vida liberal, que podem se prostituir, que podem ficar com um e com outro sem qualquer tipo de vínculo matrimonial. Portanto, quem usa esse texto para tentar anular a Torá, estará cometendo um crasso erro de interpretação.
Seja iluminado!!!
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