Por: Cleiton Gomes
Para muitas pessoas, a ideia de o ETERNO poder se manifestar em forma humana é uma ideia totalmente inconcebível. Costumam dizer: O ser de máxima grandeza não pode ser visto por ninguém e não pode vir a este mundo, caso contrário o mundo será destruído imediatamente. Daí, concluem dizendo: nem mesmo os judeus acreditam que o ETERNO pode se manifestar em forma humana.
Ora, essa ideia é totalmente falaciosa, porque a Escritura ensina que o ETERNO pode se manifestar da forma que ele quiser, inclusive na forma humana. Uma prova disso é o texto de Gênesis 18, onde a Escritura diz que três homens ficariam diante da presença de Abraão:
"Levantou ele os olhos, olhou, e eis três homens de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra" (Gênesis 18: 2).
Através da leitura de Gênesis 19:1, iremos aprender que dois daqueles homens eram anjos. E quem seria o terceiro personagem? Simples, um daqueles personagens era o próprio ETERNO, e tal conclusão pode ser sustentada à luz do pensamento judaico. De acordo com o antigo pensamento judaico, um daqueles homens é uma manifestação do próprio ETERNO. De fato, O Talmud conta que o ETERNO desceu para visitar Abraão durante o terceiro dia em que ele havia passado pela circuncisão na carne:
“ ... Rabbi Ḥama, filho do Rabbi Ḥanina, diz: Aquele dia foi o terceiro dia após a circuncisão de Abraão, e o Santo, Bendito seja Ele, veio perguntar sobre o bem-estar de Abraão [...] Dʼus tornou extremamente quente naquele dia para permitir que Abraão se recuperasse de sua circuncisão…” (Talmud, Bava Metzia 86b).
No mesmo sentido, O Midrash Tanchuma conta que um daqueles homens era o próprio ETERNO:
“Ele [O ETERNO] e Seus anjos o visitaram [visitaram Abraão], como lemos no capítulo: E o Senhor apareceu a ele (Gênesis 18: 1)” (Midrash Tanchuma, Vayera 1:7).
“... enquanto Abraão ainda sofria da circuncisão, o Santo, bendito seja Ele, disse aos anjos: Vamos visitá-lo. O Santo, bendito seja Ele, entretanto, os precedeu [foi na frente], como está dito: E Ele apareceu a ele, e isso é seguido por: E ele olhou, e eis três homens.” (Midrash Tanchuma Ki Tisa 15:3).
O Targum Onkelos, ao comentar esta passagem do livro de Gênesis, mostra que o ETERNO se revelou a Abraão (verso 1). Também mostra que Abraão identificou um daqueles homens como sendo o próprio ETERNO (verso 3), veja:
Tradução:
“E o ETERNO revelou-se a ele [Abraão] no Vale de Mamre, e [Abraão] estava sentado à porta da tenda, enquanto o dia estava quente. E [Abraão] levantou os olhos e olhou, e eis que três homens estavam de pé indo em direção a ele. E ele viu e correu da porta da tenda ao encontro deles, e o reverenciou sobre a terra. E ele [Abraão] disse: ‘ETERNO, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te para que não passes de teu servo’.” (Targum Onkelos, Bereshit 18:1-3).
Explicação: No texto em aramaico do Targum, foi usado um recurso linguístico chamado de circunlóquio, razão pela qual aparece a letra yud ao lado de outra letra yud, assim: יי . De acordo com os dicionários e léxicos de aramaico, esta é uma outra forma de escrever o nome do próprio ETERNO (יהוה). Portanto, vamos repetir: O ETERNO desceu para visitar Abraão, e quando ele (Abraão) viu aqueles três homens chegando próximo de si, identificou que uma daquelas figuras era o próprio ETERNO, tanto é que implorou ao ETERNO acerca dos justos que existiam em Sodoma e Gomorra. Abraão estava intercedendo pela vida de seu sobrinho Ló e seus familiares.
Prosseguindo. Este episódio de Abraão não é o único que conta que o ETERNO se manifestou em figura humana. O texto de Êxodo 15: 3 também conta: “O ETERNO é homem de guerra; O ETERNO é o Seu nome”.
Ao interpretar este texto o acadêmico, Alan F. Segal, declara que o ETERNO pode se manifestar na figura humana:
“A exegese observa a repetição do nome de YHWH no Ex. 15: 3 e explica seu significado.
"YHWH é homem de guerra" deve ser interpretado como uma declaração descritiva referindo-se à manifestação de D'us como um jovem guerreiro quando Ele destruiu os egípcios no Mar Vermelho.
“YHWH é o Seu nome” é necessário porque no Sinai Ele se revelará como um homem velho, mostrando misericórdia. Portanto, é importante para os israelitas perceberem que o mesmo D'us está falando em ambos os casos, embora as manifestações pareçam diferentes.” (Two Powers In Heaven, Brill Academic Publishers, 1945–2002, página 35).
Na MeKhilta de-Rabbi Yishmael está registrado o seguinte comentário:
“No mar, Ele apareceu para eles como um herói poderoso em batalha, como se diz: "O Senhor é homem de guerra" (Êxodo 15.3). No Sinai, Ele apareceu para eles como um homem velho cheio de misericórdia.” (Mekhilta de-Rabbi Yishmael, 1933-2004 by The Jewish Publication Society, página 314).
Se não bastasse, no Talmud está registrado o pensamento de que o ETERNO pode assumir a forma humana. Há um episódio que discorre sobre a queda do reino do rei da Assíria (Senaqueribe), e o Rabino Abbahu conta:
“O Santo, Bendito seja Ele, veio e apareceu a Senaqueribe como um homem velho.” (Talmud, Sanhedrin 95b).
O Rabino David Sedley publicou um artigo em seu blog na seguinte data: 28 de abril de 2012, com o seguinte tema: “Rabbi Abahu and Rambam's 3rd Ikkar.” Neste artigo ele fala sobre o modo de pensar do Rabino Abbahu, dizendo:
“Aparentemente, o Rabino Abahu acredita que D'us pode assumir a forma humana!” (Disponível em: http://rabbisedley.blogspot.com/2012/04/rabbi-abahu-and-rambams-3rd-ikkar.html?m=1).
Através disso podemos ter a confiança de afirmar que: “a ideia de manifestação em forma humana é uma ideia puramente judaica.” O apóstolo João, que era um homem judeu, escreveu que o ETERNO se manifestou em carne (João 1: 1, 14). Talvez alguém esteja duvidando desta nossa última argumentação de dizer que a ideia de manifestação em forma humana é um conceito judaico, e pensando nisso separamos o comentário do judeu ortodoxo Daniel Boyarin:
“Desejo que vejamos que também Cristo - o divino Messias - é judeu. A cristologia, ou as primeiras idéias sobre Cristo, é também um discurso judaico e não - até muito mais tarde - um discurso antijudaico. Muitos israelitas na época de Jesus esperavam um Messias que fosse divino e viesse à Terra na forma de um ser humano. Assim, os pensamentos básicos subjacentes … estão no próprio mundo em que Jesus nasceu e sobre o qual ele foi escrito pela primeira vez nos Evangelhos de Marcos e João. Você pode muito bem se perguntar por que essas distinções - traçadas de um passado muito distante - deveriam ser importantes para alguém nos dias de hoje. Uma diferença que espero que esta discussão faça é que judeus e cristãos precisarão começar a contar histórias diferentes uns sobre os outros no futuro. Por um lado, os cristãos não serão mais capazes de afirmar que os judeus voluntariamente, como um corpo, rejeitaram Jesus como Deus. Essas crenças sobre os judeus levaram a uma história profunda, dolorosa e sangrenta de antijudaísmo e anti-semitismo. Muitos judeus antigos simplesmente aceitaram Jesus como Deus, e o fizeram porque suas crenças e expectativas os levaram até lá. Outros, embora tivessem ideias semelhantes sobre Deus, achavam difícil acreditar que aquele judeu em particular, aparentemente sem distinção, era aquele pelo qual estavam esperando. Por outro lado, os judeus terão que parar de difamar as idéias cristãs sobre Deus como simplesmente uma coleção de fantasias "não judaicas", talvez pagãs e, de qualquer forma, bizarras.
Deus em um corpo humano de fato! Reconhecer essas ideias como profundamente enraizadas no antigo complexo de ideias religiosas judaicas pode não levar a nós, judeus, a aceitá-las, mas certamente nos ajudará a perceber que as ideias cristãs não nos são estranhas; eles são nossos próprios descendentes e, às vezes, talvez, estejam entre as mais antigas de todas as idéias judaico-israelitas. (The Jewish Gospels: The Story of the Jewish Christ, 2012, página 6 e 7).
Assim, cai por terra o pensamento de que o ETERNO não pode assumir a forma humana. Da mesma maneira, alegar que os antigos judeus não acreditavam que o ETERNO pode assumir uma forma humana; quem afirma isso é porque ainda não estudou o pensamento judaico, ou está tentando esconder estes fatos para tentar manipular os leigos que nada conhecem.
Seja iluminado!!!
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