Por: Cleiton Gomes
No livro de apocalipse podemos encontrar a recomendação de que devemos "ABANDONAR a influência da grande prostituta", vamos ler:
"E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas cúmplices dos seus pecados, e para que não sejam participantes das suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Elohim se lembrou dos atos iníquos que ela praticou." (Apocalipse 18: 4-5).
Este convite para sair do meio da Babilônia também se repete em muitos outros lugares das Escrituras (Isaías 48:20; 52: 11; Jeremias 50: 8; 51: 6,45; Zacarias 2: 6-7). O apóstolo João continua escrevendo aquilo que estava vendo na visão, e diz que a grande prostituta está assentada sobre "muitas águas” (Apocalipse 17: 1), e essas águas simbolizam as “nações”, ou seja, “uma multidão de pessoas de diferentes lugares do mundo" (Apocalipse 17: 15).
Agora, o interessante é que o apóstolo descreve a grande prostituta como sendo aquela que leva as pessoas a desobedecer aos mandamentos do ETERNO. Para que isso fique ainda mais nítido, vamos examinar o texto em grego koiné de Apocalipse 18: 4:
“Καὶ ἤκουσα ἄλλην φωνὴν ἐκ τοῦ οὐρανοῦ λέγουσαν, Ἐξέλθατε, ὁ λαός μου, ἐξ αὐτῆς, ἵνα μὴ συγκοινωνήσητε ταῖς ἁμαρτίαις αὐτῆς, καὶ ἐκ τῶν πληγῶν αὐτῆς ἵνα μὴ λάβητε.”
No texto em grego temos o verbete ἁμαρτίαις (hamartia), que significa: “desviar-se do caminho de retidão e honra”, “desviar-se da lei de Deus", "violar a lei”, “uma violação à lei divina em pensamento ou ação” (Strong: G266). Ou seja, o apóstolo João está nos ensinando que devemos nos afastar de todas as pessoas que nos levam para a distante da Torá, pois os tais estarão nos levando para distante do caminho da retidão!
Permanecer unido à grande prostituta ("violando os mandamentos da Torá") e tentar insistir que és uma pessoa Unida ao Messias, é uma tremenda mentira e também um grande jugo desigual. Aquele que disser que aceita Yeshua e ao mesmo tempo rejeita a Torá, de acordo com a perspectiva apostólica, esta pessoa sequer é considerada amiga do Messias (1ª João 3: 4-10). Pois quem faz isso está tentando unir as trevas com a luz, o que não é possível de acordo com os ensinos do apóstolo Paulo:
"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e o desprezo à lei [gr. anomia]?
Ou que comunhão, da luz com as trevas?; Que harmonia, entre o Messias e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
Que ligação há entre o santuário de Elohim e os ídolos? Porque nós somos santuário do Elohim vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Elohim, e eles serão o meu povo.
Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz Elohim; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Elohim Todo-Poderoso." (2ª Coríntios 6: 14-18).
Repare que usamos a expressão “desprezo à lei”. Isso se dá pelo fato de que a palavra “injustiça” é escrita no texto como “ἀνομίᾳ;” (anomia), e significa literalmente: “violação à lei”, “desprezo à lei” (Strong: G458).
Assim, podemos entender que "estar na babilônia” é viver distanciado da Torá, e “sair da babilônia” é ir ao encontro da Torá. Estar fora da Babilônia é estar na Torá. Portanto, não sejamos mentirosos ao ponto de dizer que devemos amar Messias e rejeitar a Torá:
"Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade." (1 João 1:6).
A pergunta final a se fazer, é: devemos nos afastar de todos aqueles que não estão praticando a Torá? Não, não é assim que funciona. Primeiro devemos entender que existem pessoas que ainda não conhecem as maravilhas da Torá, e buscam o ETERNO com sinceridade. Ainda que cometam pecados, estão se esforçando para buscar fazer a vontade do pai. Agora, existem outros que já entendem questões mais elevadas da Torá e ainda assim a rejeitam, desprezam, a violam intencionalmente, e escarnecem daqueles que querem praticar os mandamentos com sinceridade no coração. É deste tipo de escarnecedores que devemos nos afastar, pois o mesmo já tem uma mente corrompida, tendo se tornado um total ímpio de mente cauterizada.
Medite nas palavras do salmista, que ensinou que não devemos permanecer em comunhão com aqueles que escarnecem daqueles que buscam praticar a Torá com uma genuína intenção do coração:
"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como uma árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá." (Salmos 1:1-6)
Pense nisso! Ore por isso! Medite nisso!
Seja iluminado!!!
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