O escrito de dívida foi anulado na cruz: o que isso significa?

Por: 𝗖𝗹𝗲𝗶𝘁𝗼𝗻 𝗚𝗼𝗺𝗲𝘀


Sabemos, pela Escritura, que durante a morte do Messias houve a anulação do escrito de dívida. Quem nos fala sobre isso é o apóstolo Paulo, confira:


"tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz." (Colossenses 2:14-15). 


Explicando. Existem pessoas dizendo que este escrito de dívida se trata da própria Torá, que foi anulada durante a morte do Messias, e agora se tornou caduca; porém, essa interpretação beira ao ridículo. A verdade é que o escrito de dívida se refere ao pecado, o qual é anulado na vida daqueles que aceitam Yeshua como sua salvação; os quais crêem e aceitam o seu sacrifício expiatório. Foi o próprio apóstolo Paulo quem afirmou o pecado não ser a Torá (Romanos 7:7), sendo assim, não foi ela que foi anulada no madeiro. 


A título didático, o escrito de dívida seria o seguinte. Imagine que, de repente, um condutor de um automóvel avançou o semáforo durante o sinal vermelho e logo à frente foi detido por um guarda de trânsito, que o multou por desobedecer a lei de trânsito. O escrito de dívida que ele recebeu é a multa, e essa multa pode ser anulada quando ela for paga. E quando a dívida for paga, não significa que a lei do trânsito deixou de existir, pois, se o condutor fizer a mesma coisa no futuro, novamente lhe darão multa. Assim, para não receber multas no futuro, esta pessoa não deverá mais transgredir esta regra. 


Por esse exemplo podemos aprender que o escrito de dívida é a maldição que os desobedientes receberam ao transgredir a Torá; de fato, os transgressores recebem a maldição da lei (Deut. 28:14-60). O destino dos transgressores é a morte, pois, este é o salário do pecado (Romanos 6:23). Mas, o Messias morre no lugar dos pecadores, para anular o escrito de dívida que era contra eles; mas, cabe ressaltar que o pagamento do escrito de dívida é dado apenas para aqueles que aceitam Yeshua em sua vida, que abandonam o pecado continuamente e andam em novidade de vida. 


Assim, quando a nossa multa for paga pelo Messias, devemos evitar de transgredir os mandamentos da Torá a todo custo, para que não sejamos como ingratos para com o sacrifício dele. Pois, se retornarmos a praticar o pecado, novamente receberemos um escrito de dívida, e o salário será a morte eterna e rejeição absoluta por parte do Criador, se caso o pecado cometido não for abandonado imediatamente (Hebreus 10:26-29). Portanto, se queremos continuar recebendo as bênçãos por parte do Criador e permanecer na qualidade de justos, devemos sempre praticar os mandamentos divinos adequadamente (Deut. 28:1-13).


Seja iluminado!!! 






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