O Messias nos livros perdidos do Tanach - Parte 4



A RESTAURAÇÃO




Por: Rabino James Scott Trimm

Adaptado por: Cleiton Gomes


Anteriormente dissemos que existem mais de 300 profecias messiânicas no Tanach, que apontam para Yeshua, o nosso Messias. E além disso, também existem profecias adicionais que estão registradas nos livros conhecidos como "apócrifos", bem como no livro de Enoque.


Frequentemente o Tanach cita o nome de livros que não foram adicionados no cânon atual. Esses livros perdidos, são:


O Livro das Guerras de YHVH (Números 21:14);


O Livro de Jasher/ O livro dos justos (Josué 10:13; 2 Samuel 1: 18);


O Direito do Reino, por Samuel (1 Samuel 10: 25);


Atos de Salomão (1 Reis 11: 41);


Crônicas de Samuel, o Vidente (1 Crônicas 29:29);


Crônicas de Gade, o Vidente (1 Crônicas 29:29);


Crônicas de Natã, o Profeta (1 Crônicas 29: 29; 2 Crônicas 9:29);


A profecia de Aías/Abias, o silonita (2 Crônicas 9:29);


As Visões de Ido, o vidente (2 Crônicas 9: 29; 12:15);


O livro sobre a história de Semaías, o profeta (2 Crônicas 12: 15).


O livro sobre a história de Ido, o profeta (2 Crônicas 13: 22);


Crônicas de Jeú (2 Crônicas 20: 34);


Atos de Uzias escrito por Isaías (2 Crônicas 26: 22);


A história dos videntes (2 Crônicas 33: 19).


Nosso Tanach atual é apenas uma pequena porção da santa escritura. Os livros acima citados eram frequentemente usados por nossos antepassados. As mais de 300 profecias do Tanach que apontam para Yeshua como o Messias, são apenas um fragmento do vasto número de profecias contidas em livros que agora estão "perdidos". As profecias dos livros perdidos eram muito menos vagas do que as profecias que permaneceram no Tanach. A boa notícia é que muito desse material um dia será restaurado para nós, como parte do que foi profetizado no Livro de Enoque:


"Mas quando eles escrevem verdadeiramente todas as minhas palavras em suas línguas, e não mudam ou diminuem de minhas palavras, mas escrevem todas elas verdadeiramente - tudo o que eu primeiro testifiquei a respeito delas. Então, eu conheço outro mistério, que os livros serão dados aos justos e sábios para se tornarem uma causa de alegria, retidão e muita sabedoria. E a eles os livros serão dados, e eles acreditarão neles e se regozijarão por eles, e então todos os justos que aprenderam, portanto, todos os caminhos da retidão serão recompensados." (1 Enoque 104: 10-13)


Palavras do Rabino James S. Trimm: “Enoque estava falando desta geração. Recebi vários projetos que colocarão mais da Palavra de YHWH nas mãos das pessoas, com textos interlineares on-line etc. Há muito trabalho a ser feito e menos tempo do que nunca para fazê-lo. Está próximo o tempo em que “os surdos ouvirão as palavras do livro, e os olhos dos cegos verão na escuridão e nas trevas. (Isaías 29: 18).”


Mas, afinal, o que aconteceu com esses livros? Simples, O Judaísmo Rabínico (não é o Judaísmo Nazareno) não mediu esforços para esconder qualquer vestígio que comprovasse que Yeshua fosse o Messias. Assim, eles removeram este material do cânon que era muito claro ao apontar Yeshua como Messias.


Nos estudos anteriores já demos exemplos de alguns livros apócrifos que falam diretamente sobre a vida de Yeshua. E um outro exemplo bem simples é o texto de Mateus 27: 9-10, onde muitos tem questionado que poderia ser um erro que descredibiliza o chamado "Novo Testamento". Isso se dá pelo fato de que, quando lemos o livro do Jeremias, nada podemos encontrar a respeito do que foi dito em Mateus 27: 9-10. Vejamos o texto:


"Então se realizou o que fora anunciado pelo profeta Jeremias, que diz: E tomaram as trinta moedas de prata, o preço daquele que foi avaliado, o qual os filhos de Israel avaliaram, E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor me determinou." (Mateus 27: 9-10).


Essas palavras não podem ser encontrados no livro de Jeremias do cânon atual, mas podemos encontrar algo similar em Zacarias 11: 12-13. Afinal, Mateus errou ao escrever que foi Jeremias que profetizou?


Os céticos que atacam o Novo Testamento, dizem que isso é um erro grotesco. Não obstante, temos duas respostas satisfatórias para essa objeção. Primeira resposta: "no manuscrito hebraico Shem Tov, no Siriaco antigo, e nas versões da Peshitta em aramaico, existe apenas o uso da expressão “o profeta", em vez de “o profeta Jeremias”. Também poderíamos observar que o enunciado do texto diz que Jeremias foi quem "falou" e não que ele tenha deixado isso "escrito". Já que ele não escreveu, então, mais tarde, Zacarias registrou as palavras que foram ditas por Ele, visto que eram importantes.”


Segunda resposta: Jerônimo, que era considerado um dos "pais" da igreja durante o século IV, atestou que existia um livro apócrifo de Jeremias (talvez fosse "Jeremias 2"), e que neste documento constava o que estava escrito em Mateus, palavra por palavra. E este documento estava nas mãos dos nazarenos, discípulos de Yeshua:


Recentemente li em certo livro hebraico que um hebreu da seita nazarena trouxe para mim, o apócrifo de Jeremias, no qual encontrei este texto escrito palavra por palavra.” (Jerônimo; Comentário sobre Mateus 27: 9).


Em suma, devemos dar mais atenção nos livros apócrifos, pois podemos encontrar muitas coisas proveitosas, que falam expressamente sobre a vida de Yeshua. Eles contêm profecias messiânicas! 


Seja iluminado!!! 


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