Por: James Scott Trimm/ Adaptado por: Cleiton Gomes
O segundo capítulo do livro de Hebreus narra sobre a superioridade de Yeshua sobre anjos, no entanto, não deixa claro quem são eles, sendo necessário pesquisar um pouco mais a fundo para saber a identidade dos mesmos. Vamos fazer a leitura do texto:
"Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando. Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas; vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Yeshua, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Elohim, provasse a morte por todo homem.
Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Eu porei nele a minha confiança.
E ainda: Eis aqui estou eu e os filhos que Elohim me deu. Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, tirasse o poder daquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão. Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Elohim e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados." (Hebreus 2: 5-18)
Repare que o escritor aos hebreus citou este texto dos Salmos: "que é o homem, que dele te lembres e o filho do homem, que o visites?" (Salmos 8:4). Essa pergunta, conforme afirma algumas literaturas judaicas, foi feita pelos anjos ministradores. Confira o que diz o Midrash:
“Você descobrirá que quando o Santo, bendito seja Ele, desejou criar Adão, Ele se aconselhou com os anjos ministradores e disse-lhes: 'Façamos o homem' (Gênesis 1:26). Eles falaram diante dEle: 'Senhor do universo, o que é o homem, para que te lembres dele? (Salmos 8: 5). 'Ele respondeu a eles: 'O homem que desejo criar terá uma sabedoria superior à sua.' (Ecl. Rabá VII: 33).
No mesmo sentido, o Talmud diz:
“...Quando o Santo, bendito seja Ele, desejou criar o homem, Ele [primeiro] criou uma companhia de anjos ministradores e disse-lhes: É seu desejo que façamos um homem à nossa imagem? Eles responderam: Soberano do Universo, quais serão seus feitos? Tais e tais serão suas ações, Ele respondeu. Em seguida, eles exclamaram: Soberano do Universo, o que é o homem para que te lembres dele, e o filho do homem que pensas dele? (Salmos 8: 5).....” (b.Sanhedrin 38b).
Repare que essas literaturas atestam que foram os anjos ministradores que fizeram aquela curiosa pergunta, que foi citada no livro de Salmos e no livro aos Hebreus. Mas, outra literatura judaica, o Zohar, fornece mais detalhes e descreve que os anjos fizeram esse questionamento ao ETERNO quando lhes foi dito que o homem teria superioridade sobre os seres celestiais, confira:
“... Quando Elohim pensou em fazer o homem, Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem, etc.” ou seja, ele pretendia fazê-lo cabeça sobre os seres celestiais, que deveriam ser seus representantes, como José sobre os governadores do Egito (Gênesis 41:41). Os anjos então começaram a caluniá-lo e dizer: "Qual é o homem para que te lembres dele (Salmos 8: 5 (4)), visto que ele certamente pecará diante de ti." Disse Elohim a eles: "Se vocês estivessem na terra como ele, pecariam pior." E assim foi. Pois “quando os filhos de Elohim viram as filhas dos homens”, eles se apaixonaram por elas, e Elohim os lançou do céu. Esses eram Uzza e Azael; deles, a "multidão mista" deriva suas almas, e, portanto, eles também são chamados de nefilim, porque caíram em fornicação com belas mulheres.” (Zohar 1: 25b).
Ensina o Zohar que alguns dos anjos ministradores acharam um absurdo o homem ser criado para ter superioridade sobre os seres celestiais, pois diziam que os homens não eram sábios suficiente, e nem iriam conseguir vencer a inclinação para o mal. Em resposta a esse questionamento, o ETERNO lhes diz que se eles estivessem na terra iriam cometer pecados piores que os próprios seres humanos, e assim foi. Os anjos desceram à terra e se apaixonaram por mulheres humanas; coabitaram com elas e tiveram filhos. Depois, lhes ensinaram como criar equipamentos de guerra a partir dos minerais existentes na terra, e incitaram essas pessoas a viver em guerra. Por causa da maldade que eles criaram na terra, tiveram seu direito celestial negado, isto é, foram expulsos do seu lugar de habitação nos céus e perderam suas importantes funções de administração diante da face de D'us (veja: Zohar 1: 23a, 25b; 2: 207b-208a; Zohar 3: 207b-208a).
Estes relatos do Zohar também podem ser encontrados na própria sagrada escritura, pois, foi dito que os filhos de D'us tiveram relações sexuais com as mulheres (Gênesis 6: 2), e ensinaram as artes da guerra para eles, culminando no surgimento de uma grande maldade no coração humano (Gênesis 6: 5). Confira o que está escrito no livro de Enoque:
“E Asa'el ensinou os homens a fazer espadas de ferro, facas, escudos e couraças de latão, e deu a conhecer a eles os metais que são escavados da terra e a arte de trabalhar o ouro e a respeito de prata, e braceletes e ornamentos, e a respeito de antimônio e sombra para os olhos, e todos os tipos de pedras caras e todas as tinturas coloridas. E surgiu muita impiedade e sendo ímpios e foram desencaminhados e tornaram-se corruptos em todos os seus caminhos.” ( 1 Enoque 8: 1-2).
Acreditamos ser necessário mais detalhes sobre essa revolta dos anjos ministradores. Por isso, citaremos mais um trecho do livro de Enoque:
“E aconteceu que quando os filhos dos homens se multiplicaram, naqueles dias nasceram lindas e formosas filhas. E os anjos, os filhos do céu, os viram e os desejaram, e disseram uns aos outros: 'Vinde, vamos escolher-nos esposas entre os filhos dos homens e gerar-nos filhos.' E Shemikhazah [uma referência a Azael], que era o líder deles, disse-lhes: 'Temo que vocês não concordem de fato em fazer este ato, e só eu terei que pagar a penalidade de um grande pecado.' E todos eles responderam-lhe e disseram: 'Vamos todos fazer um juramento, e todos nos obrigarmos por imprecações a não abandonar este plano, mas a fazer isso.' Então todos eles juraram juntos e se prenderam por causa disso. E eram ao todo duzentos; que desceu nos dias de Yared no cume do Monte Hermon, e eles o chamaram de Monte Hermon, porque eles juraram e se prenderam por imprecações sobre ele. (1 Enoque 6: 1-6).
Este episódio conta que eles fizeram um juramento em torno daquela causa, se comprometendo a serem culpados de qualquer coisa. E de fato eles cometeram esse pecado com as mulheres humanas, e foram expulsos, bem como é dito nas Escrituras que eles serão condenados ao extermínio no lago de fogo no dia do julgamento final:
"Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. Ora, se Elohim não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo" (2ª Pedro 2: 1-4).
Repare o contexto. Os anjos que foram reservados para o dia do juízo foram citados dentro de uma lista de pecados abomináveis (ex: falsa profecia, mentiras, práticas ilícitas e libertinas). Os anjos que praticaram estas coisas não foram poupados do dia do juízo, quanto mais os seres humanos que se rebelam contra os mandamentos da Torá, eles também serão exterminados juntamente com estes anjos caídos.
Judas (o "irmão" de Yeshua) também escreveu sobre isso, confira:
"E os anjos que não guardaram o seu primeiro estado, mas deixaram a sua própria habitação, ele reservou em prisões eternas sob as trevas para o julgamento dos grandes dia…" (Judas 1: 6-8).
Em suma, os anjos ministradores se corromperam com o pecado, bem como foram a razão de a maldade ter se tornado maior, levando os seres humanos a um estado extremamente decaído. Após esse cenário Yeshua nasce como homem, sujeito às mesmas paixões humanas. Ele veio mostrar aos anjos que era possível vencer as tentações da carne, bem como teve que morrer e ressuscitar para fazer expiação pelos pecados dos seres humanos. No entanto, ele não morreu para fazer expiação pelos anjos caídos, pois se tratava de pecados imperdoáveis cometidos por eles, por isso foi escrito:
"visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, tirasse o poder daquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão". (citação do texto bíblico inicial).
O segundo capítulo do livro de Hebreus informa que o Messias já decretou a vitória sobre os anjos caídos. Também diz que ele venceu as paixões da carne, as mesmas que os anjos caídos não foram capaz de vencer; e veja que Yeshua venceu essas paixões sendo um homem de carne e osso. Isso é uma clara evidência de que Yeshua nasceu para cumprir a cláusula citada no Zohar, no sentido de que o homem foi formado para ter superioridade sobre os seres celestiais! Yeshua como homem, portanto, mostrou a sua superioridade sobre os anjos ao vencer as paixões da carne.
Seja iluminado!!!
Artigo original de James Trimm: http://nazarenespace.com/blog/2020/07/03/enoch-hebrews-and-how-messiah-defeated-satan/
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