Por: Cleiton Gomes
Existe um texto muito intrigante no livro de Hebreus, o qual nos dá a entender que o Messias já destruiu o inimigo de nossas almas (Satanás) durante a sua morte no madeiro. Eis o texto:
"E já que os filhos são participantes da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que através da morte ele destruísse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo" (Hebreus 2:14).
Existe um falso pensamento correndo pelas redes sociais, que diz que o Messias já destruiu literalmente O inimigo de nossas almas – O Diabo. Não obstante, o texto acima está dentro de um contexto onde o Messias passa a ter uma vitória sobre os anjos caídos, quais tiveram relação sexual com mulheres humanas. Pelo contexto podemos entender que o Inimigo de nossas almas tem o poder da morte, mas, Yeshua morre e dá o direito de liberdade para todos que quiserem ser libertos.
A prisão espiritual ainda existe, o diabo ainda existe, o pecado ainda existe. E todos aqueles que praticam o pecado são escravos do pecado e filhos do diabo, pois, viver em pecado é participar da mentira, e sabemos que o diabo é o pai da mentira (João 8: 34, 44; 1ª João 3: 4-9). Sabemos que o pecado ainda existe mesmo após a morte do Messias, e Paulo até chegou a ensinar que aqueles que permanecem em pecado não irão herdar o Reino de Elohim (Gálatas 5: 19-21).
O diabo age da seguinte maneira: ele sabe das fraquezas de nossa carne e busca uma brecha para nos atingir. Ele cria uma situação que chame a atenção de nossa carne, uma situação que envolve praticar o pecado. Ele não te força a praticar o pecado, ele somente coloca o prato que sua carne provavelmente pode desejar, de maneira que é uma escolha sua praticar o pecado ou não. Ele vive dia após dia procurando alguém a quem possa tratar, como uma leão buscando uma presa (1ª Pedro 5: 8). Quem praticar o pecado estará fazendo a vontade do pai da mentira, sendo, portanto, filhos dele (seus discípulos).
A morte definitiva contra o inimigo de nossas almas ainda será num evento futuro, quando o Messias destruir todo o mal existente no mundo. Repare o texto abaixo, onde Paulo, anos depois da morte de Yeshua, disserta que a destruição definitiva deste inimigo será num evento futuro:
"E o Elohim de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Yeshua, o Messias, seja convosco. Amén." (Romanos 16: 20).
O mundo ainda é governado pelo inimigo de nossas almas (1ª João 5: 19), mas é possível sair dessa prisão graças à Yeshua. Como já dito, a prisão espiritual ainda existe; é a prisão do pecado. Na santa escritura o pecado é definido como sendo a desobediência aos mandamentos da Torá (1ª João 3: 4). Ao contrário do pecado temos a santidade. A santidade é o oposto do pecado. Se o pecado é a desobediência à Torá, então a santidade é a obediência à Torá. E sabemos que quando alguém se une a Yeshua, passará a andar em santidade. Ora, seria um erro grotesco dizer que o Messias nos leva a praticar o pecado, pois estaríamos atribuindo a ele uma função que atualmente é exercida pelo Diabo.
A santa escritura ensina que todos aqueles que estão vivendo habitualmente no pecado não herdarão o Reino de Elohim, pois, estas pessoas estão debaixo de maldição e se não forem libertas terão como sentença a morte (Deuteronômio 28: 14-60; Romanos 6: 23). O inimigo de nossas almas cria armadilhas espirituais para que venhamos praticar o pecado e recebamos maldição e sejamos mortos. Todos que vivem sob o poderio de satanás estão condenados à morte; estão debaixo do poder da morte. É isso que ele quer.
Mas todos aqueles que se unem a Yeshua podem vencer as tentações, podem andar em santidade, em liberdade, em uma vida cheia de um verdadeiro relacionamento com o Criador dos céus e da terra. Pois Yeshua morreu para dar o direito de liberdade para muitas pessoas. Somente quem se une a ele recebe este direito à liberdade. Isto quer dizer que todos que se unem a Yeshua são libertos do poder da morte. Ele destrói o poder da morte que havia sobre a vida daquela determinada pessoa, que antes vivia em pecado, mas se uniu a ele e abandonou o pecado. Depois de passar por esse processo, a pessoa pode proclamar:
"Já estou crucificado com o Messias; e vivo, não mais eu, mas o Messias vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Elohim, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2: 20).
É interessante ressaltar que Paulo fala da prisão da “lei do pecado”, e quando nos unimos a Yeshua esta lei do pecado será desfeita de nós:
"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Yeshua, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Yeshua, me livrou da lei do pecado e da morte." (Romanos 8: 1-2).
De forma errônea muitos têm interpretado que essa "lei do pecado" seja a Torá, que é destruída quando a pessoa se une a Yeshua. No entanto, Paulo dá a correta descrição a respeito de o que seja esta lei do pecado, e ele a define como sendo "a inclinação da carne para o mal", ou seja, "a lei que está nos membros de seu corpo e que nos leva a batalha contra a Torá." (Romanos 7: 23; 8: 5-8). Veja também que Paulo fala a respeito do Espírito, que nos liberta da lei do pecado.
Pois bem, já que a lei do pecado não é a Torá e sim a inclinação que a carne sente para praticar o mal, e o Espírito nos livra dessa lei do pecado. Então, fica simples entender que a lei do pecado não é a Torá. Agora, você sabe qual é a lei do espírito de vida que o Espírito usa para combater a lei do pecado?
É simples, o Espírito de Elohim ministra a Torá dentro do nosso coração/entendimento, para que possamos crescer em conhecimento e força espiritual, para que possamos vencer as tentações do inimigo de nossas almas (Ezequiel 36: 26-27). E quando a Torá é ministrada dentro de nosso coração, estamos passando por processo de libertação, que em palavras figurativas seria como dizer que "o corpo do pecado está sendo desfeito". De fato, Paulo falou a respeito desse processo:
"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado." (Romanos 6: 6).
De posse de todas as informações registradas acima, podemos simplesmente entender o que o autor ao hebreus estava querendo dizer, ao falar de forma figurada que o Messias destruiu poder que o diabo tinha sobre a morte; Ele estava dizendo que todos aqueles que se unem a Yeshua, recebem o direito de liberdade e então não estão mais destinados à terceira morte, a morte que nos separa definitivamente de qualquer possibilidade de salvação. Ele definitivamente nos liberta da morte e do medo da morte:
"E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão." (Hebreus 2: 15).
Cabe registrar que o Messias não morreu e já colocou todas as pessoas em liberdade. Ele não morreu e libertou todas as pessoas, pois se fosse assim não era necessário pregar o Evangelho para ninguém, e atualmente não existiria mais nenhum tipo de pecado no mundo. Não existiria mais ninguém destinado à morte eterna como consequência por viver em pecado, bem como o Messias já estaria morando fisicamente com todos nós. Se esse pensamento fosse verdadeiro, todos os humanos seriam bons, santos, e não existiria mais maldade dentro do coração deles.
Sabemos que pensar assim é o cúmulo da ignorância, pois a santa escritura mostra os apóstolos pregando sobre a necessidade de arrependimento (Atos 3: 19). Podemos ver eles pregando sobre a necessidade de crer em Yeshua para receber o direito de liberdade e perdão de pecados. Portanto, vamos repetir: O Messias não morreu e já libertou todas as pessoas. Ele morreu para dar o direito de liberdade para as pessoas, mas só recebe este direito aqueles que se unem a ele e passam a andar em santidade.
Uma análise final a respeito de Hebreus 4: 14 é a seguinte. No texto em grego podemos encontrar o verbete "καταργεω" que foi traduzido erroneamente como "aniquilar" e "destruir" em algumas versões de Bíblia. Porém, esse verbete possui plurivalência semântica, isto quer dizer que contém muitos significados. Eis os significados deste verbete no dicionário bíblico strong: "tornar inoperante", "tornar inativo", "fazer uma pessoa ou coisa não ter mais eficiência", "fazer cessar", "se afastado" (Strong: G2673).
Assim sendo, o autor aos hebreus estava ensinando que aqueles que unem a Yeshua, o poder do diabo sobre a vida daquela pessoa se torna inoperante, inativo, perde a eficiência, cessa, se afasta. Pois a pessoa passou da morte para a vida (1ª João 3: 14).
Se o autor aos hebreus quisesse mesmo dizer que o diabo foi destruído, ele teria usado o verbete "καταλυω" (kataluo), que significa "destruir", "revogar", "tornar inútil", "aniquilar" (Strong: 2647). Já que ele não usou este verbete, significa então que ele não estava dizendo que o diabo já foi aniquilado..
Seja iluminado!!!
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