Por: Cleiton Gomes
Serão mostrados paralelos entre os ensinos de Yeshua com o pensamento dos israelitas, que viveram antes e depois do Mestre de Nazaré, assim comprovando que ele era um autêntico israelita. Vamos começar.
YESHUA DISSE:
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus". (Mateus 5: 3).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado". (Provérbios 14: 21).
"Sempre seja mais e mais humilde no espírito, uma vez que a expectativa dos homens é virar comida de vermes". (Pirkei Avot 4: 4).
"Contemple quão aceitáveis são os humildes. Enquanto o templo existia ofertas e sacrifícios eram oferecidos como expiação pelos pecados cometidos; mas um espírito humilde, como aquele que imola os desejos da carne e a inclinação do coração no altar de seu dever a seu Elohim, é aceitável no lugar de sacrifícios, [...] como o salmista diz: "Os sacrifícios para Elohim são o espírito quebrantado". (Sotah 5b:2; e também: Sanhedrin 43b).
YESHUA DISSE:
"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados". (Mateus 5: 4).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Mas a salvação dos justos vem de Elohim; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. E Elohim os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele". (Salmos 37: 39-40).
"Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu [Elohim] vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados." (Isaías 66: 13).
"E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor". (Isaías 65: 19).
"Quem se humilha, o Santo, Bendito seja, o exalta, e quem se exalta, o Santo, Bendito seja, o humilha. Quem procura a grandeza, a grandeza foge dele, e, inversamente, quem foge da grandeza, a grandeza o procura". (Eruvin 13b:13).
YESHUA DISSE:
"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra". (Mateus 5: 5).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz". (Salmos 37: 11).
YESHUA DISSE:
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos". (Mateus 5: 6).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos". (Salmos 106: 3).
"Aquele que se faz passar fome por causa do estudo da Torá neste mundo, O Santo, bendito seja Ele, o satisfará no próximo [mundo] como está escrito: [….] "Eles se fartarão da gordura da tua casa e o fará beber da corrente de tuas delícias (Salmos 36:9)..". (Sanhedrin 100a:14).
Observe: no pensamento judaico, a ideia de 'praticar a justiça' tem a ver com obedecer aos mandamentos da Torá de forma adequada. Por isso Yeshua disse que a nossa justiça deve exceder à justiça de alguns hipócritas de entre os fariseus (Mateus 5: 19-20).
YESHUA DISSE:
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia". (Mateus 5: 7).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Aquele que é misericordioso para com os outros, misericórdia é mostrada a ele pelos céus..". (Shabat 151a).
YESHUA DISSE:
"Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Elohim". (Mateus 5: 8).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"O Santo, bendito seja Ele, ama a todos os que são puros de coração". (Bereshit Rabbah 40: 8).
Observe: a tradição judaica ensina que 'o coração' é outra forma de se referir ao intelecto e/ou pensamento (Berachot 2: 1). Por isso Yeshua lecionou que devemos ter uma pureza em nossos pensamentos (Mateus 15: 19-20).
YESHUA DISSE:
"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Elohim". (Mateus 5: 9).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a". (Salmos 34: 14).
"Engano há no coração dos que maquinam o mal; mas há gozo para os que aconselham a paz". (Provérbios 12: 20).
"Feliz é aquele que estabelece a paz [..] Maldito é aquele que fala a paz, mas não há paz em seu coração". (2 Enoque 52: 11-15). Veja também: Salmos 28: 3.
"Sejam discípulos de Arão, amando a paz e perseguindo a paz, amando as pessoas e as aproximando da Torá". (Pirkei Avot 1: 12).
Observe: um pacificador é aquele que busca trazer a paz para este mundo de escuridão
YESHUA DISSE:
"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus". (Mateus 5: 10).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
“Uma pessoa deve estar sempre entre aqueles que são perseguidos e não entre os perseguidores. Pode-se provar que é assim, pois nenhum dos pássaros é mais perseguido do que as pombas e os pombos, pois todos os predadores os caçam, e de todos os pássaros o verso os considerou adequados para serem sacrificados no altar.". (Bava Kamma 93a: 6).
"Em regra deve estar entre os perseguidos e não entre os perseguidores, entre os insultados e não entre os insultantes. Pois, um homem que faz todas essas ações ou semelhantes, dele o versículo diz: "E ele me disse: 'Tu és meu servo, Israel em quem serei glorificado' (Isaías 49:3)". (Mishneh Torah, Human Dispositions 5:13).
YESHUA DISSE:
"Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa". (Mateus 5: 11).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Aqueles que são insultados, mas não insultam os outros, que se ouvem sendo envergonhados, mas não respondem, que agem por amor a D'us e que permanecem felizes em seu sofrimento, sobre eles o versículo afirma: “Aqueles que o amam são como o sol quando sai em sua força” (Juízes 5:31). Essa baraita mostra que se deve perdoar insultos pessoais, bem como erros em questões monetárias". (Yomá 23a:3, e também: Shabat 88b:2).
A mentira e calúnia são pecados desaprovados pela Torá. Sobre isso os rabinos comentam:
"A língua má mata três pessoas, aquele que a fala, aquele de quem se fala e aquele que a recebe". (Mishneh Torah, Human Dispositions 7:3, e também: Arakhin 15b:21).
YESHUA DISSE:
"Qualquer que atentar numa mulher, para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela". (Mateus 5:28).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Quem olha para o dedo mindinho de uma mulher é considerado como se estivesse olhando para seus genitais nus, pois se suas intenções são impuras, não faz diferença para onde ele olha ou o quanto está exposto; ainda menos de um palmo". (Berakhot 24a:15, e também: Shabat 64b:2).
YESHUA DISSE:
"Seja, pois, teu falar sim sim e não não". (Mateus 5:37).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Seu sim deve ser justo, e seu não deve ser justo… Abaye diz: "que não fale uma coisa no coração e outra pela boca". É proibido assumir um compromisso que não tem intenção de cumprir". (Bava Metzia 49a:6).
YESHUA DISSE:
“Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?". (Mateus 6:26).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Você já viu uma fera ou um pássaro que tem um comércio? E, no entanto, eles ganham a vida sem angústia. Mas tudo isso foi criado apenas para me servir, e eu, um ser humano, fui criado para servir Àquele que me formou". (Kidushin 82a: 7).
YESHUA DISSE:
"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? [...] Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal". (Mateus 6:31, 34).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Quem tem pão em sua cesta para comer hoje e diz: O que devo comer amanhã, ou seja, ele não sabe como adquirirá pão para amanhã, ele não é nada mais do que daqueles de pouca fé. Deve-se confiar em D'us para fornecer-lhe o seu sustento.". (Sotah 48b:20).
YESHUA DISSE:
"E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?". (Mateus 7:3).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Qual é o significado do que está escrito: “E aconteceu nos dias de o julgamento dos juízes” (Rt 1:1)? Isso indica uma geração que julgou seus juízes. Se um juiz dissesse ao réu que estava diante dele: tire a farpa de entre seus olhos, ou seja, livre-se de alguma infração menor, o réu lhe diria: Retire a trave de entre seus olhos, significando que você cometeu pecados muito mais graves". (Bava Batra 15b:10).
YESHUA DISSE:
"E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda". (Mateus 7:26-27).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Uma pessoa que fez boas ações e aprendeu muito da Torá, como ela é? Como uma pessoa que constrói primeiro colocando pedras no chão e depois colocando tijolos em cima. Mesmo que venha uma inundação, o edifício permanecerá firme e não será arrastado do seu lugar. E uma pessoa que não fez boas ações, mas aprendeu a Torá, como ela é? Como uma pessoa que constrói colocando primeiro os tijolos e depois as pedras em cima. Mesmo se um pouco de água vier, ela derrubará o prédio imediatamente". (Avot D'Rabi Nathan 24: 1-2).
YESHUA DISSE:
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus". (Mateus 7:21).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." (Tiago 1:22)
"todos os meus dias cresci entre os sábios, e não encontrei nada melhor para uma pessoa do que o silêncio. O estudo não é o mais importante, mas as ações; quem se entrega a muitas palavras comete o pecado". (Pirkei Avot 1:17).
YESHUA DISSE:
"Porque o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado". (Mateus 23:12, veja também: Mateus 5:19).
O PENSAMENTO ISRAELITA DIZ:
"Qualquer um que se humilhe sobre assuntos da Torá neste mundo torna-se grande no Mundo Vindouro; e qualquer um que se estabeleça como um servo sobre assuntos da Torá neste mundo torna-se livre no Mundo Vindouro". (Bava Metzia 85b:3).
Em suma, podemos notar que o ensino de Yeshua possui verniz judaica. Assim, com segurança podemos afirmar que a Brit Chadashá (vulgo "Novo Testamento") é um livro totalmente judaico. Por isso o rabino ortodoxo Isaac Lichtenstein argumentou:
"Eu pensei que o Novo Testamento fosse impuro, fonte de orgulho, de egoísmo arrogante, de ódio, do pior tipo de violência. Porém, eu o abri, e senti em mim algo especial e maravilhoso tomar posse. Uma glória repentina, uma luz brilhou dentro de minha alma.
Eu olhei para espinhos e colhi rosas; eu descobri pérolas em vez de pedras. Em vez de ódio, amor; em vez de vingança, perdão; em vez de cativeiro, liberdade; em vez de orgulho, humildade, em vez de inimizade, conciliação; em vez de morte, vida, salvação, ressurreição, tesouro celestial”.
Rabino húngaro Issac Lichtenstein (1824 a 1908). Rabino ortodoxo que reconheceu Yeshua como Mashiach. Permaneceu como Rabino e pregou Yeshua nas sinagogas por mais de trinta anos. Cria na total compatibilidade entre a B’rit Chadashá (Nova Aliança/”Novo Testamento”) e o Tanach (“Antigo Testamento”)". (Fonte: https://judaismonazareno.org/rabino-issac-lichtenstein-fala-sobre-o-novo-testamento/)
Seja iluminado!!!
0 Comentários
Deixe o seu comentário