A identidade da Ruach HaKodesh



Por: Rabino James Scott Trimm.


Adaptado por: Cleiton Gomes 



A Ruach Hakodesh é um ser pessoal dotado de mente, vontade, e personalidade. Não é uma mera "força" impessoal como muitos pressupõe que seja. A santa escritura nos diz que ela: 


  • Fala (Atos 8:29; 10:19-20; João 15:26; 2ª Pedro 1:21; Apocalipse 2:7); 


  • Tem mente e pensa (Romanos 8: 27). 


  • Tem emoções (Isaías 63:10; Efésios 4:30);


  • Pode ser insultada (Hebreus 10:29);


  • Intercede (Romanos 8:26);


  • Testifica (João 14:26; Romanos 8: 16; 1ª João 3: 24; 4:13);


  • Lídera, comanda, comissiona, guia/direciona (Romanos 8:14; Atos 8: 29; 13: 2-4; Gálatas 5: 18; João 16: 13);


  • Deseja/tem vontades (1ª Coríntios 12: 11; Atos 16: 7);


  • Dá entendimento/ensina (1ª Coríntios 2: 10-11; João 14: 26; Neemias 9: 20; Lucas 12:12).


São aplicados à Ruach Hakodesh atributos exclusivos da divindade, quais sejam, eternidade, onipresença, onipotência e onisciência (Hebreus 9: 14; Salmos 139: 7-10; Lucas 1: 35; 1ª Coríntios 2: 10-11). 


A Ruach realiza atos próprios de uma pessoa, como sondar, falar, testificar, ordenar, revelar, lutar, criar, vivificar os mortos, entre outros. A triste realidade é que, existindo esses fatos bíblicos, muitos ainda concluem que a Ruach Hakodesh nada mais é que uma "força" impessoal. E outros, para nossa tristeza, dizem que a Ruach é uma outra entidade (outra pessoa) que faz parte de uma sociedade divina, a trindade. Nesse caso, a Ruach seria a terceira pessoa da trindade. 


Em que pese nutrir respeito às pessoas que pensam desta maneira, sentimos em dizer que as duas conclusões acima citadas estão erradas, pois a Ruach não é uma outra pessoa da trindade, e nem é uma força impessoal. Na verdade, a Ruach Hakodesh é o próprio ETERNO. E mais, quando a santa escritura mostra características que descrevem "um ser pessoal" sendo direcionado à Ruach Hakodesh, não está querendo dizer que ela é uma outra pessoa distinta em alguma divindade. 


Por exemplo, quando Paulo chega em Atenas, a santa escritura conta que o espírito de Paulo ficou revoltado ao ver as várias espécies de idolatria daquele lugar (Atos 17: 16). A santa escritura também registra que Paulo orava com o seu espírito e também cantava com o seu espírito (1ª Coríntios 14: 15). Ora, seria incorreto afirmarmos que o espírito de Paulo era um ser ontologicamente distinto de Paulo, como se fosse uma outra pessoa diferente que fizesse companhia para ele? Na verdade, o espírito de Paulo é o próprio Paulo. Por isso, características que descrevem um ser pessoal são direcionados ao espírito dele. Assim também é a Ruach Hakodesh. Ela não é outra pessoa, mas sim o próprio ETERNO. 


Talvez você não esteja entendendo o porquê de estarmos usando a expressão "ela" em vez de "ele". Bem, a questão é que a expressão "Ruach Hakodesh" é uma expressão feminina, e destaca o papel que o ETERNO assume, qual seja: "atuar como uma mãe". De fato, o ETERNO prometeu agir como uma mãe:


"Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu [YHVH] vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados." (Isaías 66:13)


Quando Yeshua fala a respeito da Ruach Hakodesh, fala a sobre este papel de trazer consolo no qual ela traria (João 14: 16). Ruach Hakodesh é uma expressão feminina e, no manuscrito hebraico intitulado Besorah HaEvʼrim (Evangelho de acordo com os hebreus), Yeshua chama a Ruach Hakodesh metaforicamente de "mãe", dizendo que ela o levou ao deserto para ser tentado por HaSatan (Satanás), confira:


"Mesmo assim, minha mãe, a Ruach Hakodesh, me pegou por um dos meus cabelos e me levou para a grande montanha de Tabor” (Capítulo 4: 1)


De acordo com o nazareno, Tsadok Ben Derech, (i.e) o Evangelho segundo os hebreus, escrito em hebraico, é mencionado por vários "pais" da Igreja, como Eusébio de Cesaréia e Jerônimo (Nota de rodapé da obra judaísmo nazareno, o caminho de Yeshua e seus talmidim, 3ª edição, 2017, pg. 428).


Para os judeus nazarenos, os antigos discípulos de Yeshua, usar uma expressão feminina para se referir ao ETERNO nunca causou estranheza, uma vez que esse entendimento é totalmente judaico. Talvez muitos cristãos até pensem que seja até uma blasfêmia chamar o ETERNO de "mãe celestial", "mãe consoladora". No entanto, todos os israelitas entendiam e entendem que o ETERNO é um ser que não tem gênero sexual, e que os títulos "pai" e "mãe" são usados apenas a título didático, para descrever as ações do ETERNO em nosso meio. Em verdade, a santa escritura é um livro que usa uma linguagem infantil para descrever as ações de um ser tão grande e inexplicável. 


Enfim, o ETERNO é chamado de pai, mas ele não é do sexo masculino. O ETERNO pode ser chamado de mãe, e ainda assim não quer dizer que ele/ela é literalmente uma mulher, do gênero feminino. Como já dito, os antigos nazarenos aceitavam a ideia de que o ETERNO pode agir como uma mãe. O próprio apóstolo João chegou a ensinar este conceito no livro de Apocalipse, dizendo que a Ruach Hakodesh é uma mulher que tem uma coroa de doze estrelas na cabeça: 


“E um grande sinal foi visto no céu, uma mulher vestida com o sol e a lua sob seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre sua cabeça. E [ela estava] grávida e chorando e tendo trabalho de parto, também estava com dor para dar à luz ... ela deu à luz um menino. ” (Apocalipse 12: 1-2, 5). 


Agora, voltando ao livro de isaías, lemos:


"Antes que estivesse de parto, ela deu à luz; antes que lhe viessem as dores, nasceu-lhe um menino. (…) 

Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu [YHVH] vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados." (Isaías 66:7,13)


Portanto, a mulher de apocalipse 12 é a Ruach Hakodesh, nossa consoladora, nossa mãe. Mas olhe agora em Apocalipse 12: 1, ela está “vestida com o sol e a lua sob seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre sua cabeça”. Isso se refere claramente ao sonho de José (Gênesis 37: 9) em que o Sol simboliza Jacó, a Lua simboliza Raquel e as doze estrelas simbolizam os doze patriarcas. 


Isso mostra que todos os Israelitas (e não só eles, os gentios crentes também) que se unem aos propósitos do ETERNO, terão parte nesse "nascimento espiritual", sendo uma nova criatura em YHVH. 



Seja iluminado!!! 




Artigo original de James Trimm, disponível em: http://nazarenespace.com/blog/2019/12/15/my-mother-the-ruach-hakodesh/ 




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