Por: Gustavo Santos e Cleiton Gomes
Um profeta verdadeiro tem a missão de trazer as palavras do ETERNO para o nosso coração, fazendo com que ela encaixe em nosso entendimento. Com isso, nosso caráter será trabalhado de dentro para fora, a ponto de abandonarmos toda uma vida que não se enquadra com o estilo de vida santo que o ETERNO requer para nós. Assim, o verdadeiro profeta só fala aquilo que o ETERNO lhe manda falar, e faz somente aquilo que o ETERNO lhe pede para fazer. Ele é, portanto, um porta-voz do ETERNO.
Já o falso profeta é amante de si mesmo, é enganador, é mentiroso, e usa palavras de seu próprio entendimento para impactar o seu público alvo. Para a nossa sorte, a santa escritura já nos informou que, durante nossa jornada de vida ao longo do palco dessa terra, haveria o surgimento de pessoas que trariam falsos ensinamentos, tentando nos levar para distante do ETERNO. Vejamos:
“Sabe, entretanto, disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens amarão a si mesmos, serão ainda mais gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desrespeitosos aos pais, ingratos, ímpios, sem amor, incapazes de perdoar, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, inconsequentes, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Elohim, com aparência de piedade, todavia negando o seu real poder.
Afasta-te, portanto, desses também. Porque são pessoas assim que se intrometem pelas casas e conquistam mulheres insensatas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, mas jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade. E à semelhança de Janes e Jambres que se colocaram contra Moshé (Moisés), esses também se opõem à verdade. São homens que tiveram suas mentes corrompidas; são reprovados na emuná (fé). Contudo, não irão longe; pois, como no caso daqueles opositores, a insensatez que lhes é própria se manifestará claramente a todos. (2ª Timóteo 3: 1-9).
O nosso Messias, Yeshua, já nos alertou a respeito do surgimento dos enganadores:
“Acautelai-vos quanto aos falsos profetas. Eles se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, mas no seu íntimo são como lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. É possível alguém colher uvas de um espinheiro ou figos das ervas daninhas? Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mateus 7: 15-20).
É bem provável que você já tenha observado a quantidade de seguidores que um pregador popular pode ter. Quem sabe você já até disse para si mesmo "esse sim é um ungido do SENHOR." No entanto, muitas pessoas apenas aparentam ser alguma coisa, mas a vida pessoal de tal pessoa pode ser um verdadeiro lixo. Muitas pessoas não vivem o que pregam. Muitos não pregam o que a santa escritura realmente ensina, apenas usam textos isolados e criam uma mensagem emocionalista, que vai de encontro com o coração inflamado de ego dos seus ouvintes. Isso os faz chorar de emoção.
Abaixo será enumerado as formas de como podemos detectar os falsos profetas:
Têm aparência de piedade.
O falso profeta é uma pessoa que aparenta ser piedosa diante da face de seus amigos. Ela nunca mostra suas falhas (pois está tentando parecer uma ovelha), e quer sempre mostrar que não erra em nenhum momento. E quando faz uma boa ação a alguma pessoa necessitada, faz de tudo para que ela mesma seja vista como algo em destaque, batendo fotos de si mesmo com aqueles a quem está ajudando. Quem faz isso está constrangendo ainda mais aquele que está sendo ajudado naquele instante.
A santa escritura nos adverte a não dar ouvidos a este tipo de pessoa:
"Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Elohim, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (2ª Timóteo 3: 2-5).
Tem aparência de santidade.
Geralmente, os falsos profetas decretam milagres, decretam vitória, decretam prosperidade. Vivem dizendo "eu profetizo", "eu profetizo", "eu profetizo", mas a realidade é a vida espiritual dessas pessoas está indo de mal a pior, pois são pessoas que não oram, que não jejuam, que não passam longos períodos meditando na palavra do SENHOR. Tudo aquilo que eles pregam, está centrado na sua própria satisfação pessoal (geralmente prosperidade). Passam ensinos para os seus membros, que ao invés de levá-los para a presença do SENHOR, acaba mesmo é afastando eles mais e mais da presença do SENHOR. Podemos, então, dizer que os ensinos dos falsos profetas levam as pessoas a odiar tudo aquilo que é verdadeiro, tudo aquilo que é de boa fé, tudo aquilo que é honesto, tudo aquilo que é dedicado ao ETERNO.
Não tem nada de santidade nestes ensinos egocêntricos dos falsos profetas, pois a santidade aproxima as pessoas para perto do ETERNO, para fazer a vontade Dele. Mas, o ensino dos falsos profetas leva as pessoas a viver na prática do pecado, distantes da presença do ETERNO. Como já dito, todo falso profeta é um enganador, um mentiroso.
Na santa escritura tem um episódio onde o ETERNO dá ordens específicas para um de seus profetas. Mas, ao longo do caminho, aquele determinado profeta não contava com o aparecimento de um falso profeta, que lhe persuadiu a fazer tudo aquilo que o ETERNO lhe proibiu de fazer anteriormente. E ele ( falso profeta) conseguiu fazer com que o bom profeta viesse a desobedecer ao ETERNO. Isto porque ele (o falso profeta) usou o nome do ETERNO para dar mais crédito e autoridade à sua fala.
Após a desobediência do bom profeta, foi castigado, e o fim dele foi ser morto por um leão. Quando o seu corpo foi encontrado, o falso profeta ainda teve a ousadia de falar aos outros homens como se não soubesse de nada do que estava acontecendo. Ou melhor, fez parecer que aquele bom profeta não passava de um bastardo que tentou desafiar a soberania do ETERNO:
"E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho [este é o falso profeta], disse: É o homem de Elohim, que foi rebelde à ordem do SENHOR; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o SENHOR lhe dissera." (1 Reis 13: 26).
Podemos ler em 1 Reis 13: 18 que o falso profeta usou o nome do SENHOR para enganar o bom profeta que estava realizando a obra do SENHOR. Ora, contra esse tipo de engano também temos o antídoto do ETERNO, pois Ele mesmo já advertiu que odeia os profetas que falam coisas de seu próprio entendimento, usando 'o Seu nome' em vão no meio de mentiras descabidas. Pois, com isso, elas estão passando a falsa impressão de que o verdadeiro mentiroso nessa história é o ETERNO.
Eis a declaração do ETERNO:
"Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome…
(…)
Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: 'Ele disse'. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR." (Jeremias 23: 25-27,30-32)
É alguém que mantém práticas ocultistas.
Muitos ocultistas se valem de um uso exagerado de palavras no qual se fazem a invocação de nome de anjos. Quando fazem oração sobre alguma pessoa leiga, atuam como se tivesse fazendo um exorcismo, tudo para tentar provar o seu poder espiritual. Também usam um malabarismo de palavras fingidas; palavras repetidas durante a oração. Dizem que falam com anjos, e que eles estão atuando ao seu favor. A santa escritura também já nos alertou sobre isso:
"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo o Messias;
(…)
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando inchado na sua carnal compreensão," (Colossenses 2: 8,18).
As profecias nunca se cumprem.
Embora haja muitas pessoas que digam "eu profetizo", "eu profetizo", "eu profetizo", o que vai dizer se ele é um verdadeiro profeta ou não é se a profecia que ele fez se cumprir, no momento certo, e da mesma maneira que ele disse que deveria acontecer. Caso contrário, é um falso profeta.
"Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome [em nome do ETERNO], que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele." (Deuteronômio 18: 20-22).
Um falso profeta te leva para distante da Torá.
A Torá é a palavra do ETERNO (Salmos 119: 105, 142, 151, 160), mas é conhecida na santa escritura como sendo "a lei de Moisés". Ficou conhecido assim porque o ETERNO ordenou que Moisés ensinasse a Torá para as pessoas (Êxodo 24: 12), a fim de educá-las num bom caminho. De fato, a Torá é um bom caminho (Jeremias 2: 16, 19).
É a Torá que diz para não praticar a idolatria, a feitiçaria, o adultério, a mentira, a fofoca, a magia negra. É ela que proíbe o assassinato, a vingança, os maus tratos aos animais, os maus tratos aos idosos e deficientes físicos. É ela que ensina o bom senso em relação aos negócios; em outras palavras, é a Torá que ensina a honestidade nos negócios. Portanto, todo aquele que pregar contra a Torá é um falso profeta. O ETERNO mesmo nos adverte, que não podemos nos relacionar com pessoas que tentam nos afastar de perto da Torá:
"Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses [é um incentivando à idolatría], que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o vosso SENHOR vos prova, para saber se amais o vosso SENHOR com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
Após o vosso SENHOR andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o vosso SENHOR, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o teu SENHOR, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti." (Deuteronômio 13: 1-5).
Um falso profeta só tem olhos para as riquezas.
Quase todas as pessoas já leram o episódio onde o ETERNO usa um animal para falar com Balaão. E quem era Balaão? Balaão não pode ser considerado um bom profeta, pois ele não estava de acordo com os propósitos do Criador. Sua maior paixão era a riqueza, e quando o Rei Balaque ofereceu riquezas para ele, seu instinto de ganância foi atiçado. A proposta é que ele deveria buscar algum meio de amaldiçoar o povo de Israel, mas todas as vezes em que ele consultou o ETERNO, as respostas para as petições era um repetitivo "não". Apesar de receber muitos "não", Balaão não desistia de procurar algum meio para fazer a nação de Israel ser amaldiçoada, tudo por conta de sua cegueira por conta das riquezas oferecidas (Números, capítulo 22 ao capítulo 24).
A santa escritura conta que Balaão criava meios para fazer o povo de Israel se distanciar da Torá: "...poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem." (Apocalipse 2: 14).
Em suma, É por causa dos falsos mestres que existem diversas pessoas fazendo uma lista imaginária e personalizada daquilo que pensam que o ETERNO quer delas. Na verdade, essas pessoas colocam coisas na lista delas, coisas que o ETERNO sequer exigiu. E mesmo assim, quando veem que determinada regra daquela lista imaginária está lhe incomodando, ela atualiza ela para uma regra mais aceitável para si mesmo.
É isso mesmo, os leigos inventam a sua própria lista personalizada daquilo que pensam que o ETERNO quer delas. Mas, na verdade, o "deus" dessa lista imaginária não é o ETERNO, mas sim um ser fictício que foi criado na própria mente humana, o qual só serve para passar a mão por cima do seu ego inflamado. Na verdade, essas pessoas não buscam uma verdadeira mudança, não querem deixar os seus maus caminhos, e quando usam suas listas imaginárias é como se estivessem dizendo que o ETERNO muda o seu caráter a todo momento. Esses tolos não querem mudar, e vivem insistindo em dizer que foi o ETERNO que mudou. Essa lista imaginária é criada apenas para aplacar a mente de um pecador não arrependido, não regenerado. Fuja de todo o engano!
Seja iluminado!!!
3 Comentários
Maravilha!!esclarecedor.
ResponderExcluirVamos que vamos
ResponderExcluirMaravilhoso! 👏😻👏😻👏
ResponderExcluirDeixe o seu comentário