"Acerca deste tempo, lá viveu Yeshua, um homem sábio, se é que pode ser chamado de homem. Pois foi ele quem realizou obras surpreendentes e era um Mestre de tais pessoas, que aceitavam a verdade com prazer. Ele conquistou muitos judeus e muitos dos gregos. Ele era o Mashiach. E quando, após a acusação dos principais homens entre nós, Pilatos condenou-o à cruz, aqueles que tinham vindo primeiramente a amá-lo não cessaram. Ele apareceu-lhes durante o terceiro dia de sua volta à vida, pois os profetas de Deus tinham predito estas coisas e outras mil maravilhas sobre ele”. (Flávio Josefo, fariseu e historiador do primeiro século. Jewish Antiquities, 18.3.3 §63).
Por mais que muitos judeus digam que esta passagem de Flávio Josefo foi inventada pelos cristãos, existem robustas provas acerca da autenticidade:
1) A passagem citada é encontrada em todos os manuscritos de Flávio Josefo;
2) Foi citada inteiramente a passagem por Eusébio de Cesareia em 324 DC;
3) O vocabulário e o estilo de redação são consistentes com a obra de Josefo;
4) Nenhuma outra passagem da obra de Josefo tem sido seriamente questionada, razão pela qual o ônus da prova recai sobre os céticos;
5) Há outro trecho da obra de Josefo que não foi impugnado: “Ya’akov [Tiago], irmão de Yeshua [Jesus], chamado de Mashiach [Cristo]".
À luz deste superintendente dado histórico, fica óbvio declarar que Yeshua não é ou foi um personagem imaginário criado por alguém. Ele realmente existiu, ele era/É o Messias!
Seja iluminado!!!
0 Comentários
Deixe o seu comentário