Por Cleiton Gomes
Essa pergunta é bastante simples de responder à luz das Escrituras, porque através dela podemos ver que este personagem era conhecido pelos dois nomes. Isso se dá pelo fato de que Saulo tinha duas nacionalidades, era ele hebreu da tribo de Benjamim, e era Romano.
As Escrituras dizem que Paulo era Benjamita (descendente do filho caçula de Jacó):
"... eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim." (Romanos 11: 1).
As Escrituras também ensinam que Paulo era romano:
"E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado? E, ouvindo isto, o centurião foi, e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano.
E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim. E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento." (Atos 22: 25-28).
Por fim, as Escrituras ensinam que Paulo e Saulo são a mesma pessoa, e que este personagem era conhecido pelos dois nomes:
"Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele" (Atos 13:9).
Isso significa que essa diferença entre os nomes deste personagem não surgiu após a conversão Dele. Muitas pessoas incidem no erro de dizer que Paulo foi um novo nome dado a Saulo, que Saulo se tornou Paulo após a sua conversão. Ledo engano! Na realidade, os dois nomes já eram conhecidos desde o nascimento dele, e ele era conhecido por ambos os nomes devido à sua dupla nacionalidade, apenas isso.
Seja iluminado!!!
0 Comentários
Deixe o seu comentário