O que é necessário fazer para herdar a vida eterna?


Por Cleiton Gomes


Uma certa vez um jovem muito rico se aproximou da presença de Yeshua. Ele sabia da imensa sabedoria daquele Mestre, e interessado em saber mais um pouco sobre as coisas relacionadas ao mundo vindouro, perguntou para Yeshua o que era necessário fazer para herdar a vida eterna (Mateus 19: 16-22). Sem arrodeios, Yeshua lhe responde que era necessário praticar os mandamentos da Torá adequadamente. Sim, Yeshua disse "guarda os mandamentos". Isso se dá pelo fato de que guardar os mandamentos do ETERNO é uma maneira de santificar o nosso corpo diariamente, e sem santificação ninguém jamais irá morar no mundo vindouro:


"Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Elohim, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." (Romanos 6:22)


"Porque Elohim não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação." (1ª Tessalonicenses 4:7)


"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12: 14). 


A santificação é o oposto do pecado. O pecado propriamente dito, é quando a pessoa resolve desobedecer às instruções do ETERNO passando a realizar os seus próprios desejos, seguir o seu próprio caminho, praticar as obras da carne. Isso quer dizer que o pecado é a desobediência aos mandamentos da Torá (1ª João 3: 4). Disto resulta que a santificação é a obediência aos mandamentos da Torá. Sem santificação ninguém jamais irá morar no mundo vindouro, então quando Yeshua falou que era necessário guardar os mandamentos para herdar a vida eterna ele não estava blefando. 


Muitos tendem a dizer que para herdar a vida eterna não é necessário realizar boas obras. No entanto, essa interpretação está errada, pelo simples fato de as pessoas confundirem "salvação" com "vida eterna", pensando que isto é a mesma coisa. Todavia, a salvação é apenas a libertação de nosso corpo do cativeiro do pecado, pois aquele que peca habitualmente é prisioneiro do pecado, e está debaixo do senhorio de Satanás. Isso quer dizer que enquanto as pessoas permanecem desobedecendo os mandamentos de forma habitual e voluntário, a pessoa que faz isso ainda não é liberta! 


Toda pessoa que vive desprezando os mandamentos do ETERNO ainda não é uma pessoa liberta. Yeshua ainda não faz parte da vida daquela pessoa que vive desta maneira, porque quando Yeshua liberta, a pessoa passa a fazer voluntariamente aquilo que ela não tinha o desejo de fazer que é "obedecer os mandamentos". Enquanto era escravo do pecado, a pessoa não obedecia os mandamentos. Mas quando Yeshua liberta a pessoa, ela passa a guardar os mandamentos. Yeshua é aquele que nos liberta do cativeiro do pecado, e sem ele não podemos ter esta salvação (João 8: 34, 36). Leitor, você conseguiu entender a diferença entre salvação e vida eterna? Ainda não? Estamos vamos lá novamente. 


Yeshua no liberta do pecado onde não tínhamos boas obras, e nos coloca no caminho de boas obras. Nesse caso a salvação não dependeu de nossas boas obras (Efésios 2: 8-10). Enquanto a pessoa permanecer praticando estas boas obras no qual Yeshua lhe colocou, no final de sua jornada de vida no palco dessa terra, ela terá o direito de vida eterna. Ou seja, após a salvação a pessoa deve trilhar um caminho de santidade até chegar no alvo definitivo, a vida eterna. 


Caso a pessoa deixe de caminhar neste caminho de uma vez por todas, perderá o direito de vida eterna:


"O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção" (Romanos 2: 6-7). 


"Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus" (Hebreus 12: 25). 


Leitor, agora você entende que a salvação e a vida eterna são duas coisas separadas, que não se tratam da mesma coisa? É por não entenderem isso que muitos vivem dia após dia desprezando a Torá, dizendo que não precisam guardar mandamentos nenhum. Ora, a pessoa que fala isso não tem Yeshua em sua vida, pois Yeshua não nos liberta do pecado para permanecer em pecado, ou você não sabia que desprezar a Torá é o mesmo que cometer pecado? 


Mas, vamos voltar ao ponto inicial. Yeshua respondeu para o jovem rico que era necessário guardar os mandamentos para herdar a vida eterna, e com muita alegria o jovem rico disse que guardava os mandamentos. Para a surpresa do jovem, Yeshua lhe mostrou que ele estava transgredindo um dos princípios que abalisam a estrutura da Torá, que é a misericórdia. 


O galileu mostrou para o jovem que ele não era misericordioso, pois não se importava com as pessoas menos beneficiadas (os pobres). Quando Yeshua mandou o jovem vender tudo que tinha e dar aos pobres, o mestre estava mostrando para o jovem que seu coração estava preso à riqueza e que seu deus não era o Criador dos universo, e sim os bens materiais. O Mestre mostrou para o jovem que ele não era misericordioso e que acima de tudo ele era idólatra, pois colocava o dinheiro no centro de seu coração em vez do ETERNO ser o centro do seu coração. O jovem rico provavelmente não tinha reparado, mas sua riqueza se tinha tornado um ídolo, algo que era mais importante para ele do que o ETERNO. Ele precisava aprender a valorizar o dinheiro menos e a colocar toda sua confiança no ETERNO.


Eis os mandamentos que o jovem omitia de sua vida:


"Não terás outros deuses além de mim" (Êxodo 20: 3)


"Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra." (Deuteronômio 15:11). 


O jovem rico não estava tão distante do caminho da vida, e embora tivesse defeitos, Yeshua estava ali disposto a ajudá-lo a melhorar: 


"Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me." (Mateus 19: 21). 


Mas ele virou as costas para o Mestre e foi embora. Isso causou um medo no fundo de sua alma, e as dúvidas martelaram a sua cabeça. Há quem diga que tempos depois ele se tornou literalmente um discípulo de Yeshua. Não sabemos o certo o que aconteceu depois da conversa que ele teve com Yeshua, mas de uma coisa sabemos: para herdar a vida eterna é necessário deixar de violar os mandamentos da Torá, e passar por um processo de santificação com a ajuda de Yeshua.  




Seja iluminado!!! 

 


Gostou do post? Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

2 Comentários

Deixe o seu comentário